Redação Publisher do OBemdito

Sandro Alex vai criar rede de atendimento para pets de famílias em condição de vulnerabilidade

Mateus Laiola, Sandro Alex e Alexandre Curi - Fotos: Assessoria
OBemdito
Redação - OBemdito
Publicado em 29 de agosto de 2026 às 14h57 - Modificado em 29 de agosto de 2026 às 14h57

O candidato do PSD ao Governo do Paraná, Sandro Alex, disse na sexta-feira (28) que vai estruturar um programa de atendimento de pets de famílias em condição de vulnerabilidade social. Ele fez o compromisso durante um encontro com apoiadores da causa animal, como o deputado federal Mateus Laiola e o candidato ao Senado Alexandre Curi (Republicanos).

A intenção é que o programa funcione como a atual rede de atendimento da fauna animal, que tem polos em Londrina, Cascavel, Guarapuava, Maringá e Ponta Grossa. A ideia é ampliar as estruturas das universidades estaduais (UEM, UEL, Unioeste, Unicentro e UEPG) presentes nessas cidades e também em Umuarama.

Leia também: Alta procura marca inscrições para vagas do CastraPet em Umuarama.

Para comportar o atendimento, o candidato destaca ser necessária a ampliação dos prédios ou a construção de novas estruturas. Bem como, a aquisição de equipamentos e contratação de profissionais para atender os animais domésticos, formando uma rede regionalizada de “pequenos hospitais veterinários”.

“Vamos ampliar o atendimento que já é feito em Curitiba, levando essa referência para o Interior do Paraná. Queremos ampliar os programas de castração, vacinação e o banco de rações, mas, principalmente, ampliar o atendimento público veterinário junto com as universidades e os protetores. Esse é um compromisso que vamos construir ao lado de quem ama a causa animal”, disse Sandro Alex.

Mais vagas para castração

O candidato do PSD também destacou que vai ampliar os programas de castração e vacinação gratuita em massa, com monitoramento de endemias e zoonoses. Criados pela gestão de Ratinho Junior, eles prestam atendimento em todo o Paraná.

Com o Castrapet, o Governo do Estado atendeu cerca de 210 mil animais nos 399 municípios. E para além do atendimento veterinário, o Estado também viabilizou a instalação de 3,4 mil placas educativas em diferentes municípios paranaenses. Os materiais tratam de medidas como guarda responsável, segurança e proteção animal, entre outras ações.

Já o Vet-Móvel, lançado em 2025, aplicou 731 mil vacinas antirrábicas. Além de proteger cães e gatos contra doenças graves, a vacinação ajuda na prevenção de zoonoses, doenças que podem ser transmitidas entre animais e seres humanos.

“Esse é um programa importante porque aproxima os serviços veterinários da população e amplia o cuidado com os animais. Quando incentivamos a vacinação e os cuidados preventivos, também estamos protegendo a saúde pública”, afirmou.

Sandro Alex ainda destacou que vai ampliar a distribuição de cartilhas sobre maus-tratos e orientações sobre tutela responsável nas escolas. Além disso, pretende reforçar as parcerias com ONGs e associações para promover palestras sobre zoonoses, orientação sobre vacinas e desvermifugação.

(Reportagem: Assessoria)

Participe do nosso grupo no WhatsApp e receba as notícias do OBemdito em primeira mão.