Foto: Assessoria PMU
O terceiro projeto de fruticultura voltado ao cultivo do mamão, realizado pela Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente da Prefeitura de Umuarama, foi lançado na sexta-feira (3), com a distribuição de 5 mil mudas produzidas a partir de sementes selecionadas. Dezesseis agricultores familiares da sede e distritos foram atendidos neste momento e vão investir na fruta com orientação técnica do município e também do Instituto de Desenvolvimento Rural (IDR) do Paraná, através do núcleo local.
Além de clima e solo favoráveis, a cultura tem ótimas perspectivas de mercado – já que cerca de 80% do mamão consumido na região de Umuarama provém de outros Estados. O prefeito em exercício Hermes Pimentel, o secretário de Agricultura e Meio Ambiente, Cleverson Carlos de Alvarenga, e o diretor de Agricultura e Pecuária, Murilo Alexandre Fernandes Teixeira, visitaram a propriedade do agricultor José Domingos, no distrito de Santa Eliza, para a entrega das mudas.
O agrônomo Márcio Rezende, da Secretaria de Agricultura, lembrou que o agricultor é parceiro do município na produção de mudas frutíferas. “Nós adquirimos sementes de alto padrão, da variedade Formosa, e fornecemos também as bandejas e o substrato. O seu José Domingues cuidou das mudas por 50 dias em uma estufa, na sua propriedade, e hoje estamos repassando aos demais produtores. Ele mesmo vai cultivar 300 mudas de mamão”, explicou.
O prefeito Pimentel lembrou suas origens no campo, na época do café, e reforçou a importância das parcerias para apoiar o trabalhador rural, que tem uma rotina sacrificante e vive à mercê do mercado. “Quando a produção é boa o preço cai, quando o preço é bom falta produto e assim vai. Este é nosso primeiro projeto na agricultura, mas faremos muito mais pelos pequenos produtores. Estamos vendo outros incentivos, insumos como adubo e calcário, mudas, enfim, estudando todas as possibilidades. Podem contar com a Prefeitura. Estamos de portas abertas para ajudar”, completou.
Murilo Teixeira informou que o município distribuiu, nos últimos anos, 15 mil mudas de mamão. “Temos um grande espaço para ampliar a produção e o prefeito Pimentel tem essa preocupação de incentivar o desenvolvimento dos pequenos agricultores. O José Domingos é um exemplo de diversificação e, assim como todos vocês, podem contar com o apoio da Prefeitura”, apontou. Além do mamão, a pequena propriedade produz manga, banana, maracujá, pitaya e tem uma área de pastagem.
O secretário Cleverson Alvarenga disse que o desafio de produzir é grande, mas que os agricultores podem contar com o apoio da Prefeitura, através de equipe técnica, insumos subsidiados e maquinário para serviços nas propriedades.
Em nome do IDR, o gerente regional José Jaime de Lima disse que o Estado possuiu uma equipe técnica qualificada que pode levar conhecimento aos agricultores, através de visitas e orientações. Parabenizou o município pela iniciativa e se colocou à disposição para apoiar este e outros projetos. “Queremos fazer de Umuarama o polo do mamão no Paraná”, emendou. Acompanharam a visita, ainda, o secretário de Gabinete e Gestão Integrada, André Rodrigues dos Santos, agrônomos e produtores rurais.
(Assessoria PMU)
Um roubo em uma barraca de lanches foi registrado na noite de domingo (18) no…
Viajar de cidades grandes para Umuarama ou sair daqui para outros lugares era angustiante...
Faleceu na manhã deste domingo (18) Fabiane Lauxen Podolak, de 36 anos, engenheira de Cascavel…
Vídeos que mostram grandes peixes e paisagens submersas pouco conhecidas do Rio Paraná têm chamado…
Umuarama enfrenta um domingo (18) de tempo instável, com céu fechado nesta tarde e expectativa…
A madrugada deste domingo (18) interrompeu de forma abrupta a rotina de trabalho de Pedro…
Este site utiliza cookies
Saiba mais