Sicred
Instituto Nossa Senhora Aparecida
Redação Publisher do OBemdito

Distribuição de 5 mil mudas ajuda a ampliar o cultivo de mamão em Umuarama

O terceiro projeto de fruticultura voltado ao cultivo do mamão, realizado pela Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente da Prefeitura […]

Foto: Assessoria PMU
Foto: Assessoria PMU
Distribuição de 5 mil mudas ajuda a ampliar o cultivo de mamão em Umuarama
Redação - OBemdito
Publicado em 4 de dezembro de 2021 às 12h39 - Modificado em 5 de dezembro de 2021 às 10h10
Gastro Umuarama
Atlanta Pneus

O terceiro projeto de fruticultura voltado ao cultivo do mamão, realizado pela Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente da Prefeitura de Umuarama, foi lançado na sexta-feira (3), com a distribuição de 5 mil mudas produzidas a partir de sementes selecionadas. Dezesseis agricultores familiares da sede e distritos foram atendidos neste momento e vão investir na fruta com orientação técnica do município e também do Instituto de Desenvolvimento Rural (IDR) do Paraná, através do núcleo local.

Além de clima e solo favoráveis, a cultura tem ótimas perspectivas de mercado – já que cerca de 80% do mamão consumido na região de Umuarama provém de outros Estados. O prefeito em exercício Hermes Pimentel, o secretário de Agricultura e Meio Ambiente, Cleverson Carlos de Alvarenga, e o diretor de Agricultura e Pecuária, Murilo Alexandre Fernandes Teixeira, visitaram a propriedade do agricultor José Domingos, no distrito de Santa Eliza, para a entrega das mudas.

O agrônomo Márcio Rezende, da Secretaria de Agricultura, lembrou que o agricultor é parceiro do município na produção de mudas frutíferas. “Nós adquirimos sementes de alto padrão, da variedade Formosa, e fornecemos também as bandejas e o substrato. O seu José Domingues cuidou das mudas por 50 dias em uma estufa, na sua propriedade, e hoje estamos repassando aos demais produtores. Ele mesmo vai cultivar 300 mudas de mamão”, explicou.

O prefeito Pimentel lembrou suas origens no campo, na época do café, e reforçou a importância das parcerias para apoiar o trabalhador rural, que tem uma rotina sacrificante e vive à mercê do mercado. “Quando a produção é boa o preço cai, quando o preço é bom falta produto e assim vai. Este é nosso primeiro projeto na agricultura, mas faremos muito mais pelos pequenos produtores. Estamos vendo outros incentivos, insumos como adubo e calcário, mudas, enfim, estudando todas as possibilidades. Podem contar com a Prefeitura. Estamos de portas abertas para ajudar”, completou.

Murilo Teixeira informou que o município distribuiu, nos últimos anos, 15 mil mudas de mamão. “Temos um grande espaço para ampliar a produção e o prefeito Pimentel tem essa preocupação de incentivar o desenvolvimento dos pequenos agricultores. O José Domingos é um exemplo de diversificação e, assim como todos vocês, podem contar com o apoio da Prefeitura”, apontou. Além do mamão, a pequena propriedade produz manga, banana, maracujá, pitaya e tem uma área de pastagem.

O secretário Cleverson Alvarenga disse que o desafio de produzir é grande, mas que os agricultores podem contar com o apoio da Prefeitura, através de equipe técnica, insumos subsidiados e maquinário para serviços nas propriedades.

Em nome do IDR, o gerente regional José Jaime de Lima disse que o Estado possuiu uma equipe técnica qualificada que pode levar conhecimento aos agricultores, através de visitas e orientações. Parabenizou o município pela iniciativa e se colocou à disposição para apoiar este e outros projetos. “Queremos fazer de Umuarama o polo do mamão no Paraná”, emendou. Acompanharam a visita, ainda, o secretário de Gabinete e Gestão Integrada, André Rodrigues dos Santos, agrônomos e produtores rurais.

(Assessoria PMU)

Participe do nosso grupo no WhatsApp e receba as notícias do OBemdito em primeira mão.