Brasil

Anvisa proíbe venda e distribuição de lotes de azeite e doces; veja as marcas

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) determinou nesta quarta-feira (22) a apreensão de todos os lotes do Azeite de Oliva Extra Virgem da marca San Oliveto comercializados no Brasil. A medida foi tomada após o produto apresentar resultado insatisfatório em testes de qualidade.

Segundo a Anvisa, o azeite apresentou irregularidades no ensaio de determinação do índice de refração, parâmetro utilizado para verificar a autenticidade e a qualidade do produto. Além disso, a origem do azeite é considerada desconhecida.

O produto é importado pela empresa Comercial Alimentícia e Cerealista Vale do Carioca Ltda. Com a decisão, o azeite não pode ser importado, distribuído, comercializado, divulgado ou consumido no país.

Doces também foram proibidos

A Anvisa também determinou a apreensão de todos os produtos fabricados pela Indústria e Comércio de Doces Fatti a Mano Ltda.

De acordo com o órgão, os produtos não possuem regularização sanitária e são produzidos em um estabelecimento sem licenciamento junto às autoridades competentes.

Entre os itens afetados pela medida estão:

  • Cocada branca;
  • Cocada com maracujá;
  • Doce de leite;
  • Doce de leite com coco;
  • Palha italiana;
  • Doce de jaca;
  • Beijinho;
  • Pé de moleque;
  • Fatticoco (leite com coco);
  • Pé de moça;
  • Brigadeiro.

A Anvisa informou que esses produtos não podem ser fabricados, distribuídos, comercializados, divulgados ou consumidos.

Resoluções foram publicadas no Diário Oficial

As determinações constam nas Resoluções RE nº 2.856/2026 e RE nº 2.857/2026, publicadas no Diário Oficial da União desta quarta-feira.

A orientação aos consumidores é para que suspendam imediatamente o consumo dos produtos interditados e, caso os encontrem à venda, comuniquem os órgãos de vigilância sanitária.

(Com informações Anvisa)

Luiz Fernando

Luiz Fernando é estudante de Jornalismo na Universidade Estadual de Londrina (UEL) e trabalha há cinco anos no portal OBemdito auxiliando na cobertura de notícias em Umuarama e região.

Recent Posts

Portais de luz voltarão a enfeitar as ruas do centro de Umuarama neste Natal

Após apelo da população e dos comerciantes, os tradicionais portais de luz voltarão a enfeitar…

7 horas ago

Corpo de Bombeiros de Umuarama combate incêndio em borracharia na noite desta quinta

O Corpo de Bombeiros de Umuarama realizou o combate a um incêndio em uma borracharia…

7 horas ago

Umuarama projeta espaço com pista profissional de skate na Praça Oscar Thompson

A Prefeitura de Umuarama está finalizando o projeto de um novo espaço de esporte, lazer…

8 horas ago

Datafolha: Lula e Flávio Bolsonaro empatam numericamente com 50% dos votos válidos

Em uma disputa presidencial marcada pelo acirramento na reta final do segundo turno, os candidatos…

8 horas ago

Rocam do 25º BPM prende duas pessoas por suspeita de tráfico de drogas em Umuarama

Uma equipe da Rondas Ostensivas com Aplicação de Motocicletas (Rocam), do 25º Batalhão da Polícia…

9 horas ago

Toledo passa a ter 14º Batalhão de Bombeiros Militar, responsável por 20 municípios

O Corpo de Bombeiros Militar do Paraná (CBMPR) oficializou nesta quinta-feira (22) a criação do…

9 horas ago

Este site utiliza cookies

Saiba mais