Paraná

MPPR recomenda que região de Goioerê adote medidas preventivas contra impactos do El Niño

O Ministério Público do Paraná (MPPR) expediu recomendação administrativa para que a região de Goioerê adote medidas preventivas contra os impactos do El Niño. A 1ª Promotoria de Justiça de Goioerê encaminhou a recomendação aos prefeitos dos municípios da comarca (Goioerê, Quarto Centenário, Moreira Sales e Rancho Alegre d’Oeste).

A orientação é para que os gestores adotem medidas preventivas urgentes contra possíveis desastres socioambientais decorrentes do fenômeno climático El Niño 2026-2027. Os órgãos técnicos apontam para a probabilidade de evoluir para a categoria de “Super El Niño”.

A iniciativa foi articulada no âmbito de procedimento administrativo instaurado para acompanhar e fiscalizar de forma contínua e integrada as políticas de contingência locais. Ela tem fundamento nas Notas Técnicas de monitoramento do Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (Cemaden). Bem como, em boletins da agência norte-americana National Oceanic and Atmospheric Administration.

A previsão dos órgãos técnicos é de aumento significativo no volume e na frequência de chuvas de alta intensidade na Região Sul e no Paraná. Tal fator gera riscos iminentes de enxurradas, alagamentos urbanos, cheias e deslizamentos de terra.

Leia também: Inmet alerta para possível episódio do El Niño nos próximos meses.

Vulnerabilidade

O MPPR destaca no documento que apenas Goioerê conta com estrutura formal de Defesa Civil e Corpo de Bombeiros Militar. Por isso, Quarto Centenário, Moreira Sales e Rancho Alegre dʼOeste têm risco de vulnerabilidade institucional para enfrentar emergências de forma independente.

Em Goioerê, a atenção deve ser redobrada no entorno do Arroio Schimidt, área historicamente sujeita a inundações e que já é alvo de investigações anteriores da Promotoria. Além disso, o MPPR aponta que logradouros do bairro Jardim Colina Verde têm falhas crônicas de micro e macrodrenagem urbanas. Tais falhas inclusive já foram reconhecidas pela própria administração municipal.

Leia também: El Niño de alta intensidade deve trazer temporais, granizo e fortes ondas de calor.

Providências

O MPPR fixou uma série de diretrizes com prazos específicos para cumprimento. Entre as quais, destacam-se:

– Elaboração ou atualização, em até 15 dias úteis, de planos de contingência municipais para o cenário do El Niño 2026-2027, delimitando mapeamento de riscos, pontos de abrigo e rotas de fuga;

– Criação e manutenção de cronograma contínuo, em até 15 dias úteis, para desobstrução preventiva de bueiros, galerias pluviais, canaletas e córregos, focando em pontos críticos conhecidos;

– Formalização de cooperação com a Defesa Civil Estadual e intermunicipal (por meio da estrutura existente em Goioerê) para apoio técnico e logístico de resposta rápida; e

– Elaboração de cadastro ativo “porta a porta” das famílias em áreas de risco e ampla divulgação para o cadastramento da população em canais de alertas oficiais do governo via SMS e WhatsApp.

De acordo com o MPPR, os prefeitos têm o prazo de dez dias úteis para responder formalmente à Promotoria de Justiça se acatarão as recomendações. A omissão ou a inércia na implementação das ações preventivas emergenciais poderá caracterizar falta de zelo com a segurança pública. E, ainda, ensejar a adoção das medidas judiciais cabíveis, incluindo a propositura de ação civil pública e a eventual responsabilização pessoal dos agentes públicos omissos.

(Informações: Assessoria de comunicação)

Jaqueline Mocellin

Olá, eu sou Jaqueline Mocellin e trabalho no site OBemdito desde dezembro de 2016. Atuo como jornalista e editora. Sou formada em jornalismo pela Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG), pós-graduada em Comunicação, Educação e Artes pela Unipar/Cascavel e atualmente curso Direito na UniAlfa Faculdade. Estou sempre em busca da emoção que o jornalismo pode proporcionar. Sou apaixonada pela minha profissão, levo muito a sério a ética de trabalho e a correta apuração dos fatos.

Recent Posts

Doação de órgãos de Gustavo Picolo adia velório e transforma dor em gesto de esperança

A decisão de doar os órgãos de Gustavo Ferreira Picolo, que morreu nesta quarta-feira (14),…

8 horas ago

Negociação de motocicleta pela internet termina em suspeita de estelionato em Umuarama

Uma negociação de motocicleta anunciada pela internet levou a Polícia Militar a atender uma ocorrência…

11 horas ago

Polícia investiga caso de mulher de 56 anos encontrada ferida na cabeça em Umuarama

Uma mulher de 56 anos foi encontrada ferida na cabeça no interior de uma residência…

11 horas ago

Suspeito é levado à delegacia após disparos contra casal no Guarani I, em Umuarama

Um homem de 29 anos foi encaminhado à delegacia após uma ocorrência de disparos de…

11 horas ago

Femucam começa nesta quinta em Umuarama com entrada gratuita e R$ 48,6 mil em prêmios

A música vai ocupar o palco do Teatro do Centro Cultural Vera Schubert a partir…

12 horas ago

Motorista é preso por suspeita de embriaguez após ser flagrado com mulheres seminuas

Um motorista de 38 anos foi preso na segunda-feira (12) por suspeita de dirigir sob…

12 horas ago

Este site utiliza cookies

Saiba mais