A tatuadora Yasmy Mortean: pomadas ajudam, mas nada de exageros

Saúde

Como cuidar da tatuagem nova? Profissionais dão dicas valiosas

OBemdito conversou com dois tatuadores de Umuarama e reuniu algumas dicas preciosas

A tatuadora Yasmy Mortean: pomadas ajudam, mas nada de exageros
Como cuidar da tatuagem nova? Profissionais dão dicas valiosas
Redação
OBemdito
9 de maio de 2021 17h42

Se antes as tatuagens representavam uma manifestação de subculturas marginais, hoje elas são cada vez mais populares e estão na pele de diferentes tipos de pessoas. Independente do desenho e da parte do corpo em que é traçada, as tattoos precisam de cuidados para que a pele não fique danificada. 

OBemdito conversou com dois tatuadores de Umuarama e reuniu algumas dicas preciosas. José Alexandre de Andrade trabalha na área há 4 anos e Yasmy Mortean é tatuadora há 4 anos.

De acordo com os profissionais, as dicas geralmente variam de tatuador para tatuador, mas as mais relevantes geralmente se convergem, como a necessidade do uso doplástico em cima da tatuagem recém-feita, os cuidados com aalimentaçãoe com a limpeza da pele tatuada e o uso de produtos que, além de hidratar a pele, também ajudam na cicatrização.

Os principais cuidados para garantir a qualidade da tatuagem são evitar a exposição ao sol, banhos em piscinas e rios e tirar a casquinha quando a arte começa a cicatrizar.

 “O sol pode desbotar a tatuagem. A alimentação é outro fator essencial. Eu recomendo que, durante 30 dias após a realização das tatuagens, os clientes evitem consumir alimentos gordurosos e frituras. Esse tipo de comida pode gerar mudança na tonalidade e na pigmentação, além de dificultar a cicatrização”, explica José Alexandre. 

Segundo o profissional, outra observação que deve ser feita é com relação às roupas apertadas, a fim de evitar que a pele fique sem respirar. O ideal, nesse caso, é optar por peças mais soltas.

Como usar o plástico

Uma recomendação dada por Yasmy é a utilização do plástico por três dias após a realização da tatuagem. Nesse caso, a tatuadora orienta que o material seja usado por pelo menos duas horas durante o dia e durante a noite, no momento em que for dormir até acordar.

 “Querendo ou não, quando a gente acaba de fazer uma tatuagem, ela é um machucado, e esse machucado está aberto e exposto a bactérias no dia a dia. Se tocamos em algum objeto que tem bactéria e depois na tatuagem, a bactéria pode ir para a corrente sanguínea. O ideal é que a pele tatuada fique hidratada 24 horas por dia; e se ficar sem o plástico durante a noite, a pele fica muito seca”, observa Yasmy.

Hidratantes e sabonete neutro

A higienização do local tatuado também é importante. José Alexandre e Yasmy indicam a utilização de hidratantes periodicamente por pelo menos 30 dias no caso das tatuagens grandes. O uso de sabonete neutro e antisséptico também é essencial, pelo menos duas vezes ao dia: cedo e à noite. 

José Alexandre afirma que um outro produto que pode ser usado é o óleo de coco, que ajuda a hidratar a pele e a auxiliar em uma boa cicatrização. Pomadas também são importantes para evitar inflamações.

 “Para tatuagens grandes eu indico o produto Cicaplast. Para as pequenas tem a Easy Inn, que é vegana e ajuda bastante a cicatrizar. As tatuagens menores cicatrizam em menos tempo, em torno de 17 dias. Mas é importante passar o produto, porque hidrata e deixa a pigmentação mais forte. O Vasigel também é bom; não irrita a pele, reduz inchaço e refresca naturalmente”.

Nada de pomadas em excesso

Para Yasmy, outro ponto que deve ser observado é o uso excessivo de pomadas, que pode deixar a pele bastante grudenta, ocasionar o acúmulo de bactérias e levar a um processo inflamatório. A tatuadora também aponta que, para evitar a vermelhidão, o chá de camomila gelado, feito em forma de compressa no local afetado, sem açúcar, pode ser uma boa alternativa.

“É importante também dizer que o processo de cicatrização leva de 30 a 40 dias para ficar 100%. Em 15, 20 dias, parece que a tatuagem está boa, mas, nesse caso é só a epiderme. A derme continua em processo de regeneração. Então o ideal é também evitar água quente no local por esse tempo”, comenta Yasmy.

Os tatuadores também enfatizam a necessidade de as pessoas evitarem tirar as casquinhas criadas pelo efeito da cicatrização e coçar o local tatuado.

Cuidados permanentes

Além das precauções que devem ser tomadas assim que a tatuagem foi realizada, é essencial que também haja um cuidado a longo prazo da pele tatuada. “O sol descama a pele e pode deixar a tatuagem com um aspecto mais fosco, então, o recomendável é a utilização de protetor solar e hidratantes frequentemente”, pontua José Alexandre.

Quando procurar um médico?

Geralmente, as tatuagens cicatrizam sem grandes problemas, mas, caso haja dores, vermelhidões e inchaços extremos, o ideal é que se procure um médico para evitar complicações. Os profissionais indicados são os dermatologistas.

Participe do nosso grupo no WhatsApp e receba as notícias do OBemdito em primeira mão.