Foto: Assessoria PMU

Paraná

Presidente do Samu busca apoio de Pimentel para reformar sede em Umuarama

Foto: Assessoria PMU
Presidente do Samu busca apoio de Pimentel para reformar sede em Umuarama
Redação
OBemdito
2 de dezembro de 2021 18h27

Otávio Henrique Grendene Bono, prefeito de Nova Londrina e presidente em exercício do Ciuenp (Consórcio Intermunicipal de Urgência e Emergência do Noroeste do Paraná), responsável pela gestão do Samu-192, visitou o prefeito interino de Umuarama, Hermes Pimentel, na manhã desta quinta-feira (2), quando solicitou apoio da administração municipal para algumas reformas necessárias na estrutura da atual sede do serviço de socorro médico.

Criado em 20 de março do ano de 2011, o Ciuenp conta com a participação de 101 municípios, coordenando as Urgências e Emergências de 1,2 milhão de habitantes nas regiões de Campo Mourão, Cianorte, Ivaiporã, Paranavaí e Umuarama.

“O prédio do Samu, aqui em Umuarama, carece de várias melhorias e reformas em sua estrutura. Apresentei ao prefeito Pimentel essa nossa demanda e ele foi muito receptivo, colocando-se à disposição, garantindo que fará o que estiver ao alcance de sua administração”, relatou Bono.

Pimentel falou sobre como o Samu é fundamental na vida das pessoas, observando que entende a importância de Umuarama ser a sede desse serviço, destacando que, dentro da possibilidade legal, oferecerá a ajuda necessária. “O município possui um local que poderíamos disponibilizar para ser a sede do Ciuenp. É uma alternativa que apresentamos ao presidente. O importante é que todos nós, prefeitos, devemos nos unir e lutar juntos para que o Samu ofereça sempre um serviço de primeira para todos os cidadãos”, afirmou.

O Samu-192 (Serviço de Atendimento Móvel às Urgências) realiza o chamado atendimento intermediário em saúde. “A Rede de Atenção às Urgências e Emergências tem como objetivo oferecer atendimento humanizado, de qualidade e integral aos usuários em situação de urgência/emergência nos serviços de saúde de forma ágil e oportuna. Quando uma ambulância do Samu é enviada para um atendimento, os profissionais de saúde já sabem para onde levarão o paciente: é o fim da peregrinação à procura de um leito, com a ambulância buscando onde deixar o paciente”, resume o presidente do Ciuenp.

(Assessoria PMU)

Participe do nosso grupo no WhatsApp e receba as notícias do OBemdito em primeira mão.