Brasil

Lei passa a considerar crime o exercício ilegal da medicina veterinária

Código Penal Brasileiro passa a incluir nesta segunda-feira (8) o exercício ilegal da medicina veterinária como crime. 

Pela legislação, aquele que exercer a profissão de médico veterinário sem autorização legal, ainda que de forma gratuita, está sujeito à pena de detenção de seis meses a dois anos.

A norma modifica o Artigo 282 do Código Penal, que já trata do exercício irregular de profissões da área da saúde, como medicina, odontologia e farmácia. Com a mudança, passa a incluir de forma expressa a medicina veterinária. 

Pena e agravantes

O texto também estabelece agravantes para situações em que a conduta resulte em consequências mais graves:

  • Em caso de lesão corporal grave ou gravíssima em pessoa, o autor responderá também pelos crimes correspondentes previstos no Código Penal;
  • Se houver morte, a responsabilização inclui o crime de homicídio;
  • Quando a prática causar lesão ou morte de animal, o infrator também responderá por crime ambiental, conforme a Lei de Crimes Ambientais.

Suspensão profissional

Comete o mesmo crime o profissional que exercer a atividade durante período de suspensão ou após o cancelamento do registro ou habilitação profissional.

Agência Brasil

Recent Posts

Marcello de Paula defende renovação política e apresenta propostas em entrevista ao OBemdito

O OBemdito recebeu nesta terça-feira (15) o candidato a deputado federal Marcello de Paula, do…

6 minutos ago

Brasileiro de 24 anos morre ao pisar em mina durante primeira missão na Ucrânia

Paulo Ricardo Dutra estava há três meses no país e participava da primeira missão; família…

35 minutos ago

Goioerê prepara escolas para enfrentar temporais e vendavais

Diretores das redes pública e particular receberam orientações para proteger alunos e servidores durante eventos…

1 hora ago

Anvisa esclarece informação falsa sobre presença de petróleo em biscoito recheado

Publicações nas redes sociais confundem ingredientes do alimento com substâncias que podem ser utilizadas durante…

2 horas ago

Identificado motorista que morreu em capotamento em Francisco Alves

Capotamento na PRC-272 em Francisco Alves deixou Agenor Pereira, de 61 anos, morto e três…

2 horas ago

Idosa desaparecida é encontrada morta e enterrada no próprio quintal

O desaparecimento de Isabel Brilhador, de 65 anos, teve um desfecho trágico nesta terça-feira (15).…

2 horas ago

Este site utiliza cookies

Saiba mais