Brasil

Justiça determina prisão de jornalista perseguido por Zambelli com arma de fogo

O juiz José Fernando Steinberg, do Juizado Especial Criminal do Foro de Barra Funda, em São Paulo, determinou a prisão, em regime aberto, do jornalista Luan Araújo, que em outubro de 2022 foi alvo de uma perseguição a mão armada pelas ruas de São Paulo por parte da então deputada federal Carla Zambelli.

A medida foi determinada devido ao não pagamento de uma indenização por difamação a qual Araújo foi condenado. Ele foi considerado culpado por difamar Zambelli ao ter publicado após a perseguição um texto com críticas a Zambelli.

No texto, Araújo afirmou, por exemplo, que Zambelli integrava uma “seita de doentes de extrema direita que a segue incondicionalmente e segue cometendo atrocidades”. Tal seita seria composta por “mercadores da morte”, escreveu o jornalista.

Processado pela então parlamentar, Araújo foi absolvido do crime de injúria, mas acabou condenado ao pagamento de indenização por difamação. Em valores atuais, acrescido de multas e custas processuais, o valor não pago é de pouco mais de R$ 2,2 mil.

“Com efeito, tendo em vista que o condenado, apesar de devidamente intimado, não cumpriu a prestação pecuniária imposta, nos termos do artigo 44,  parágrafo 4º, do Código Penal, converto a pena restritiva de direitos em pena privativa de liberdade, nos moldes da sentença prolatada”, escreveu o magistrado responsável pelo caso, em decisão publicada em 1º de junho.

Entenda

Dias antes do segundo turno da eleição presidencial de 2022, Zambelli e Araújo se envolveram em um bate-boca que culminou com a então deputada sacando um revólver e perseguindo o jornalista pelas ruas da São Paulo e dentro de uma lanchonete. A ação foi gravada por transeuntes e o caso obteve grande repercussão nacional.

Em agosto do ano passado, o Supremo Tribunal Federal (STF) condenou Zambelli a 5 anos e 3 meses de prisão em razão do episódio. Ela foi considerada culpada pelos crimes de porte ilegal de arma de fogo e constrangimento ilegal com emprego de arma de fogo.

Zambelli, contudo, já havia ido em julho para a Itália, para fugir da prisão para o cumprimento de uma pena anterior, de 10 anos de prisão, a qual foi sentenciada por ser a mentora de uma invasão ao sistema eletrônico do Conselho Nacional de Justiça (CNJ).

O Brasil pediu a extradição de Zambelli, que chegou a ser concedida pelas primeiras instâncias da Justiça italiana, mas acabou sendo cassada em maio pela Corte de Apelação de Roma.

Agência Brasil

Recent Posts

Espetáculo português inspirado em Camões desembarca em Umuarama mês que vem

No mês de agosto o público de umuarama e da região poderá prestigiar um espetáculo…

45 segundos ago

Colisão lateral entre carro e motocicleta mobiliza Polícia Militar no Centro de Umuarama

Uma colisão lateral entre um carro e uma motocicleta foi registrada na manhã desta sexta-feira…

26 minutos ago

Polícia investiga morte de homem encontrado em açude na zona rural de Mariluz

A Polícia Civil do Paraná (PCPR) apura as circunstâncias da morte de um homem de…

52 minutos ago

Grupo de Oração Resgate doa cerca de 350 litros de leite ao Hospital Uopeccan de Umuarama

A solidariedade se transformou em apoio concreto aos pacientes atendidos pela Uopeccan de Umuarama nesta…

1 hora ago

PCPR cumpre mandados de prisão preventiva por tentativa de homicídio em Alto Piquiri

A Polícia Civil do Paraná (PCPR) deu cumprimento a dois mandados de prisão preventiva por…

1 hora ago

Umuarama entra no Mapa do Turismo Brasileiro e amplia acesso a investimentos federais

Umuarama passou a integrar oficialmente o Mapa do Turismo Brasileiro. A certificação, emitida pelo Ministério…

2 horas ago

Este site utiliza cookies

Saiba mais