Brasil

Justiça nega pedido do Careca do INSS para proibir reportagens de chamá-lo pelo apelido

A Justiça do Distrito Federal negou o recurso do empresário Antonio Carlos Camilo Antunes para não ser identificado como “Careca do INSS”.

Antunes é um dos investigados na Operação Sem Desconto, da Polícia Federal (PF), que apura descontos indevidos de mensalidades associativas nos benefícios de aposentados e pensionistas do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS).

A decisão foi proferida, na quinta-feira (16), pela Terceira Turma do Tribunal de Justiça do Distrito Federal e Territórios (TJDFT), que julgou um recurso da defesa de Antunes para derrubar uma decisão de primeira instância que manteve a liberdade de menção ao apelido.

Por unanimidade, o colegiado entendeu que a citação ao apelido não pode ser entendida como ofensa e se caracteriza como exercício regular da atividade jornalística.

“A expressão mencionada nas reportagens corresponde a apelido amplamente utilizado na mídia, sem demonstração de finalidade ofensiva”, justificou o colegiado.

A defesa de Antunes apresentou uma queixa-crime contra os proprietários de um site de notícias do DF. Segundo os advogados, a publicação teria cometido os crimes de calúnia, injúria e difamação ao escrever que o acusado comprou uma mansão em Trancoso (BA) com “dinheiro vivo”, fato que poderia caracterizar lavagem de dinheiro.

Além disso, os advogados alegaram que o termo “Careca do INSS” tem teor pejorativo e ofende a reputação de seu cliente.

Entenda

Em abril de 2025, a PF e a CGU deflagraram a Operação Sem Desconto. As investigações identificaram a existência de irregularidades relacionadas a descontos de mensalidades associativas aplicados sobre benefícios previdenciários, principalmente aposentadorias e pensões, concedidos pelo INSS.

A estimativa é que entidades investigadas tenham descontado de aposentados e pensionistas cerca de R$ 6,3 bilhões entre 2019 e 2024. À época, pelo menos seis servidores públicos foram afastados de suas funções.

De acordo com balanço do INSS divulgado em março, mais de 6,4 milhões de pessoas já contestaram as cobranças e 4.401.653 aderiram ao acordo, resultando na devolução de quase R$ 3 bilhões aos segurados em todo o país.

Agência Brasil

Recent Posts

Recuperação da ponte do Rio Piquiri se aproxima de 90%; obra deve terminar em setembro

A obra de recuperação da ponte sobre o Rio Piquiri, entre os municípios de Francisco…

7 horas ago

Moro: “Não haverá diferença de tratamento entre quem mora na capital ou numa pequena cidade”

Em agenda pela região de Maringá, candidato ouviu demandas de municípios e foi acompanhado por…

8 horas ago

Homem agride e ameaça mulher com faca após discussão sobre término do relacionamento

Uma grave ameaça de morte e agressão física mobilizaram a Polícia Militar (PM) no centro…

8 horas ago

Acidentes com carros e motos deixam motociclistas feridos em Umuarama e São Jorge

Dois acidentes de trânsito envolvendo carros e motocicletas mobilizaram equipes de socorro e a Polícia…

9 horas ago

Padrasto orienta mãe a mergulhar rosto de bebê em água quente, diz polícia; casal é preso

Um casal foi preso pela Polícia Civil suspeito de torturar e tentar matar um bebê…

9 horas ago

Umuarama já tem 9,1 mil MEIs e registra 100 novos negócios por mês

Umuarama registra cerca de 100 novas microempresas por mês. O movimento reforça o papel do…

10 horas ago

Este site utiliza cookies

Saiba mais