Política

Vereadores aprovam projeto que prevê colocação de grades em bueiros de Umuarama

As grades poderão ser confeccionadas nas dependências do pátio, utilizando mão de obra dos servidores municipais

Foto: Danilo Martins/OBemdito
Vereadores aprovam projeto que prevê colocação de grades em bueiros de Umuarama
Redação
OBemdito
3 de maio de 2021 17h02

A Câmara de Vereadores aprovou, nesta segunda-feira (03), o projeto de Lei 22/2021, de autoria de Ednei do Esporte (PSC), que prevê colocação de grades em bueiros e bocas de lobo em toda Umuarama.

O projeto foi aprovado de forma anônima e já tinha sido votado em primeiro turno na última semana. De acordo com o texto a município deve adquirir ou fabricar as grades de contenção usando mão de obra própria.

Está previsto ainda que os órgãos municipais envolvidos no projeto, deverão compartilhar com a comunidade local, estudos e dados estatísticos locais que ilustrem as reais condições ambientais de conservação, preservação e danos ao meio ambiente, por meio de oficinas, palestras e outras ações.

O objetivo é evitar que lixo e dejetos caiam na rede de esgoto e entupam bueiros causando problemas de escoamento e de saúde.

A bitola do ferro a ser utilizado será de no máximo 1cm e ter solda de 2 em 2cm, formando a grade para cobrir a entrada do bueiro ou boca de lobo.

Além disso, o Poder Executivo poderá estabelecer parceria e colaboração com as Instituições de Ensino Superior da cidade, através dos cursos de Tecnologia em Meio Ambiente da Universidade Estadual de Maringá – UEM, Tecnologia de Meio Ambiente do Instituto Federal do Paraná, entre outros, com o intuito de contribuir com a construção, regulamentação e implantação do projeto

O vereador justifica a proposta, tendo em vista que a falta de saneamento se volta diretamente à transmissão de doenças. “O presente projeto vai de encontro as ações de preservação e conservação do Meio Ambiente, evitando a dispensação inadequada de resíduos sólidos (lixo) nas vias públicas, no qual causa grandes transtornos ambientais e sanitários, afetando diretamente a qualidade de vida da população umuaramense”, justifica o vereador.

Receba as informações de OBemdito em primeira mão no seu celular. Clique aqui e acesse nosso Telegram.

LEIA TAMBÉM