Foto: Danilo Martins/OBemdito

Política

Vereadores aprovam projeto que prevê colocação de grades em bueiros de Umuarama

As grades poderão ser confeccionadas nas dependências do pátio, utilizando mão de obra dos servidores municipais

Foto: Danilo Martins/OBemdito
Vereadores aprovam projeto que prevê colocação de grades em bueiros de Umuarama
Redação
OBemdito
3 de maio de 2021 17h02

A Câmara de Vereadores aprovou, nesta segunda-feira (03), o projeto de Lei 22/2021, de autoria de Ednei do Esporte (PSC), que prevê colocação de grades em bueiros e bocas de lobo em toda Umuarama.

O projeto foi aprovado de forma anônima e já tinha sido votado em primeiro turno na última semana. De acordo com o texto a município deve adquirir ou fabricar as grades de contenção usando mão de obra própria.

Está previsto ainda que os órgãos municipais envolvidos no projeto, deverão compartilhar com a comunidade local, estudos e dados estatísticos locais que ilustrem as reais condições ambientais de conservação, preservação e danos ao meio ambiente, por meio de oficinas, palestras e outras ações.

O objetivo é evitar que lixo e dejetos caiam na rede de esgoto e entupam bueiros causando problemas de escoamento e de saúde.

A bitola do ferro a ser utilizado será de no máximo 1cm e ter solda de 2 em 2cm, formando a grade para cobrir a entrada do bueiro ou boca de lobo.

Além disso, o Poder Executivo poderá estabelecer parceria e colaboração com as Instituições de Ensino Superior da cidade, através dos cursos de Tecnologia em Meio Ambiente da Universidade Estadual de Maringá – UEM, Tecnologia de Meio Ambiente do Instituto Federal do Paraná, entre outros, com o intuito de contribuir com a construção, regulamentação e implantação do projeto

O vereador justifica a proposta, tendo em vista que a falta de saneamento se volta diretamente à transmissão de doenças. “O presente projeto vai de encontro as ações de preservação e conservação do Meio Ambiente, evitando a dispensação inadequada de resíduos sólidos (lixo) nas vias públicas, no qual causa grandes transtornos ambientais e sanitários, afetando diretamente a qualidade de vida da população umuaramense”, justifica o vereador.

Receba as informações de OBemdito em primeira mão no seu celular. Clique aqui e acesse nosso Telegram.

Participe do nosso grupo no WhatsApp e receba as notícias do OBemdito em primeira mão.