Datafolha: Lula e Flávio Bolsonaro empatam numericamente com 50% dos votos válidos
Em uma disputa presidencial marcada pelo acirramento na reta final do segundo turno, os candidatos Flávio Bolsonaro (PL) e Luiz Inácio Lula da Silva (PT) aparecem empatados com 50% dos votos válidos cada. Isso é o que aponta a nova pesquisa Datafolha divulgada nesta quinta-feira (22).
Os votos válidos descartam as intenções de voto em branco, nulo e os eleitores indecisos, correspondendo ao critério oficial utilizado pela Justiça Eleitoral para contabilizar os resultados das urnas.
A Folha de S.Paulo e a TV Globo contrataram a sondagem.
Cenário total de intenções de voto
No levantamento estimulado do Datafolha — quando os nomes dos postulantes são apresentados ao eleitor —, o equilíbrio entre os dois adversários também se reflete nos votos totais:
- Flávio Bolsonaro (PL): 47%
- Luiz Inácio Lula da Silva (PT): 47%
- Brancos / Nulos / Nenhum: 4%
- Indecisos / Não souberam responder: 2%
Com a margem de erro de dois pontos percentuais para mais ou para menos, os dois candidatos permanecem dentro do limite do empate técnico. Além disso, estão numericamente idênticos na reta final da campanha.
Tendência e reta final
A nova rodada do levantamento indica um movimento de afunilamento em relação às semanas anteriores. Nas medições de início de outubro, Flávio Bolsonaro sustentava uma vantagem ligeira no limite da margem de erro. O cenário atual aponta para a consolidação de uma das disputas mais acirradas da história recente das eleições brasileiras, sem favoritismo claro na véspera da votação.
Ambas as campanhas intensificaram a mobilização de militantes e a presença nos estados com maior contingente eleitoral, buscando atrair o percentual de indecisos e reduzir a taxa de abstenção no dia do pleito.
Ficha Técnica da Pesquisa:
- Contratante: Folha de S.Paulo e TV Globo
- Margem de erro: 2 pontos percentuais para mais ou para menos
- Nível de confiança: 95%
- Registro no TSE: Protocolado sob o código oficial referente às eleições de 2026.
(OBemdito com informações da Folha de S.Paulo)
Participe do nosso grupo no WhatsApp e receba as notícias do OBemdito em primeira mão.





