Fotos e vídeo: Danilo Martins/OBemdito
O Corpo de Bombeiros de Umuarama resgatou um filhote de gambá nesta terça-feira (10) na região central da cidade. Posteriormente, a equipe aproveitou o deslocamento para uma área próxima a uma mata e soltou o animal na natureza. OBemdito acompanhou e registrou a soltura.
A equipe da 2ª Companhia Independente de Bombeiro Militar (2ª CIBM) recebeu uma solicitação para resgatar o animal por volta das 14h. Os bombeiros foram até o local, na região da avenida Brasil, imediações do supermercado Capioto e localizaram o filhotinho de gambá.
Logo após a captura, o Corpo de Bombeiros recebeu uma solicitação para atender outra ocorrência. Desta vez um incêndio veicular na rodovia PR-468, entre Umuarama e Mariluz.
Como a equipe estava com o caminhão ABTR (Auto Bomba Tanque Resgate), imediatamente se deslocou para combater as chamas. E o gambazinho, que tinha sido capturado poucos instantes antes, foi junto com a guarnição.
Após combaterem o incêndio que atingiu um automóvel Celta, os bombeiros aproveitaram que havia uma região de mata nas proximidades e fizeram a soltura do gambá. No vídeo é possível ver o momento em que um dos bombeiros o coloca na vegetação. Mesmo resistindo inicialmente, provavelmente por medo, logo em seguida ele entra em meio às plantas e toma seu rumo.
Os gambás são mamíferos essenciais para manter o equilíbrio do ecossistema, já que, ao se alimentarem de frutos, auxiliam na dispersão de sementes, o que contribui para o surgimento de novas árvores. Além disso, dentro do seu papel ecológico, se alimentam de espécies venenosas e peçonhentas como serpentes, escorpiões e aranhas, e têm a capacidade de comer milhares de carrapatos por semana.
O Instituto Butantã explica porque o gambá é imune ao veneno das serpentes. Confira aqui!
Leia também: Pesquisa do IFPR Umuarama mostra onça-parda e outras espécies na APA do Rio Piava.
Um vídeo mostra o momento em que o policial civil Álvaro Machado socorre uma bebê…
Programação aberta ao público acontece nesta quinta-feira (8) e integra as comemorações pelos 114 anos…
Francisca Nakazono (PSD) recebeu 67 votos na disputa por uma vaga de deputada estadual pelo…
Levantamento nos resultados do TSE encontrou sete candidatos sem nenhum voto computado e outros dois…
Cinco vereadores foram eleitos deputados neste domingo (4) e deixarão o Legislativo da capital; três…
Alep terá renovação de 42,59% a partir de 2027; nenhum candidato de Umuarama conquistou cadeira,…
Este site utiliza cookies
Saiba mais