Foto: Najara Araújo/Câmara dos Deputados
A Comissão de Constituição e Justiça da Câmara Federal deve votar nas próximas sessões, uma proposta de Emenda Constitucional (PEC) que reduz para 14 anos a idade mínima para ingresso no mercado de trabalho. Atualmente, a Constituição proíbe o trabalho aos menores de 16 anos, salvo na condição de aprendiz.
A iniciativa é capitaneada por dois deputados paranaenses: o autor da proposta, Dilceu Sperafico (PP); e o relator da matéria, Paulo Eduardo Martins (PSC).
Em agosto, Martins deu um parecer favorável à adminissibilidade. Agora, a expectativa é de que os outros integrantes da CCJ analisem o texto e votem com o relator.
Para o deputado do PSC, o tema é relevante, constitucional e merece ser debatido em plenário. “Não estamos falando de infância, de crianças, estamos falando de adolescentes. E nós temos hoje diversas possibilidades, inclusive tecnológicas que podem garantir um futuro diferente para esses jovens que querem ou precisam trabalhar”, alega.
O relator entende que muitos adolescentes de 14 anos já trabalham em diversas atividades no Brasil e não adianta esconder essa realidade.
“A gente tem que dar segurança jurídica, condições para que eles possam ser amparados com a devida proteção trabalhista, se assim quiserem, se assim precisarem. E não deixá-los soltos nos semáforos Brasil afora, ou em outras atividades, trabalhando por qualquer trocado, de forma indigna e sem amparo. A hipocrisia é o que os prejudica”, defendeu.
Em seu parecer, Martins, destacou que não há um padrão definido para o início da vida laboral em todas as modernas nações do mundo e que padrões mais restritos em termos de idade não têm, necessariamente, ligação com a proteção social ou econômica dos jovens trabalhadores.
(Informações Bem Paraná e assessoria)
Viajar de cidades grandes para Umuarama ou sair daqui para outros lugares era angustiante...
Faleceu na manhã deste domingo (18) Fabiane Lauxen Podolak, de 36 anos, engenheira de Cascavel…
Vídeos que mostram grandes peixes e paisagens submersas pouco conhecidas do Rio Paraná têm chamado…
Umuarama enfrenta um domingo (18) de tempo instável, com céu fechado nesta tarde e expectativa…
A madrugada deste domingo (18) interrompeu de forma abrupta a rotina de trabalho de Pedro…
O amor de fã não parece conhecer limites e nem de idade. Aos 84 anos,…
Este site utiliza cookies
Saiba mais