Foto: Danilo Martins/OBemdito

Saúde

Umuaramense supera o câncer e fala sobre a vitória da vida

Jefferson Henrique Barreiro de Souza, de 33 anos, enfrentou vários meses de tratamento, que incluíram cirurgia e quimioterapia. Confira essa história de superação!

Umuaramense supera o câncer e fala sobre a vitória da vida
Paula Damacena
OBemdito
30 de novembro de 2021 19h40

Jefferson Henrique Barreiro de Souza tem 33 anos e recentemente venceu um câncer no testículo. Ele foi diagnosticado com a doença em março e, desde então, travou uma grande batalha. Foram dias intensos e de muito sofrimento enfrentados por Jefferson, a esposa e o filho.

“Nós homens somos um pouco mais relaxados e deixei para mais tarde e isso foi preocupando. Eu descobri que estava com os nódulos realizando o autoexame”, explicou Jefferson. Veja a entrevista acima.

Foram meses de tratamento, que incluíram a cirurgia para retirada dos nódulos e o processo de quimioterapia. “Recentemente eu finalizei o tratamento, mas agora vou precisar seguir com os acompanhamentos médicos mensais e anuais para me manter estabilizado”, disse Jefferson.

Aos poucos a vida de Jefferson e da sua família está voltando ao normal. Foram oito meses longe do trabalho e também de atividades físicas que tanto gostava de fazer. “Agora eu estou voltando a jogar futebol e fazer as coisas que eu mais gosto. Eu me sinto muito feliz”, reforçou.

Jefferson contou a OBemdito que a insegurança tomou conta de sua vida quando soube da doença. “Quando ouvimos a palavra câncer ficamos assustados. Depois de conversar muito com o médico, ele explicou que eu poderia ficar infértil e você já pensa nos filhos. É muita coisa que mexe com o psicológico da gente. Porem, sempre tive o pensamento de vitória”, afirmou.

Novembro é o mês dedicado aos cuidados com a saúde do homem, porém esta atenção precisa ser adotados todos os meses. “Não podemos deixar para amanhã os cuidados. E se a pessoa sentir qualquer coisa, deve procurar um médico e cuidar da sua saúde”, finalizou.

Sobre o câncer no testículo

O tumor de testículo corresponde a 5% do total de casos de câncer entre os homens. É facilmente curado quando detectado precocemente e apresenta baixo índice de mortalidade.

Apesar de raro, preocupa porque a maior incidência é em homens em idade produtiva – entre 15 e 50 anos. Nessa fase, há chance de ser confundido, ou até mesmo mascarado, por orquiepididimites, que são inflamações dos testículos e dos epidídimos (canais localizados atrás dos testículos e que coletam e carregam o esperma) geralmente transmitidas sexualmente.

(Reportagem OBemdito, com informações do Instituto Nacional do Câncer – INCA)

Participe do nosso grupo no WhatsApp e receba as notícias do OBemdito em primeira mão.