Luiz Fernando Publisher do OBemdito

Homem que atirou em cão dálmata é denunciado pelo MPPR; ele teria planejado o crime

Homem que atirou em dálmata é denunciado pelo MPPR
Foto ilustrativa: Freepik
Homem que atirou em cão dálmata é denunciado pelo MPPR; ele teria planejado o crime
Luiz Fernando - OBemdito
Publicado em 16 de fevereiro de 2026 às 14h09 - Modificado em 16 de fevereiro de 2026 às 14h32

O Ministério Público do Paraná denunciou um homem de 29 anos pelo crime de maus-tratos contra um cachorro da raça dálmata em São Mateus do Sul, no Sudeste do estado. O caso ocorreu noº em 26 de janeiro, na localidade rural de Faxinal dos Ilhéus, e causou ferimentos graves no animal após disparos de arma de fogo.

Segundo a denúncia apresentada pela 1ª Promotoria de Justiça da comarca, a investigação encontrou no celular do denunciado mensagens que indicavam o planejamento prévio da ação. Além de maus-tratos — crime que prevê pena de dois a cinco anos de reclusão e multa — o MP também apontou posse irregular de arma de fogo e disparos em local público.

Conforme o Ministério Público, os tiros atingiram regiões do pescoço e do tórax do animal, provocando lesões consideradas graves. A Promotoria também solicitou que o acusado pague indenização mínima de R$ 5 mil para cobrir os danos materiais e os custos do tratamento veterinário.

Em áudio divulgado à imprensa, o promotor de Justiça Philipe Salomão Marinho de Araujo afirmou que, além da responsabilização criminal, o MP busca o ressarcimento das despesas com os cuidados médicos do cão, reforçando que houve intenção prévia comprovada por mensagens.

O caso segue agora para análise do Judiciário.

(Com informações MPPR)

Participe do nosso grupo no WhatsApp e receba as notícias do OBemdito em primeira mão.