Fotos: Assessoria PMU
O Ministério Público do Trabalho do Paraná (MPT-PR) está destinando recursos para a reestruturação da Cooperuma. O prefeito Fernando Scanavaca confirmou a informação nesta semana e anunciou que o valor é de aproximadamente R$ 1,5 milhão. A cooperativa reúne trabalhadores do ramo da reciclagem em Umuarama.
Conforme o procurador do MPT-PR na cidade, André Melati, o objetivo é colaborar com o município para promover melhores condições de trabalho. Bem como, para o fortalecimento institucional e ampliação da inclusão socioprodutiva dos catadores.
Na última terça-feira (3), o prefeito Scanavaca e os secretários municipais de Obras, Renato Caobianco, e de Meio Ambiente, Cláudio Marconi, receberam integrantes do MPT-PR na Prefeitura. Participaram da reunião os procuradores André Vinícius Melatti e Diego Jimenez Gomes, de Umuarama, e o procurador-chefe do Ministério Público do Trabalho no Paraná, Iros Reichmann Losso.
O encontro serviu para apresentar os projetos arquitetônicos e demais estudos técnicos para a reestruturação física e operacional da Cooperuma. A sede funciona junto ao Aterro Sanitário Municipal. Os projetos também contemplam melhorias estruturais, funcionais e de segurança.
“Além de agradecermos essa importante parceria, informamos aos procuradores que o município já iniciou os procedimentos administrativos necessários para a abertura do processo licitatório. Este é destinado à execução das obras e intervenções previstas nos projetos”, informou o prefeito. Ele destacou o alinhamento institucional e comprometimento da administração municipal com a efetiva implementação do investimento.
Segundo Scanavaca, a iniciativa integra as políticas públicas municipais voltadas à gestão adequada dos resíduos sólidos e fortalecimento da coleta seletiva. Além disso, promove a valorização dos profissionais da reciclagem que atuam na Cooperuma e a sustentabilidade ambiental.
“Tudo isso contribui para o desenvolvimento social, econômico e ambiental do município, além de nos auxiliar na manutenção e no aproveitamento racional do aterro sanitário. Ainda hoje, infelizmente, muito material reciclável acaba descartado pela população junto ao lixo orgânico”, completou.
Leia também: Coleta seletiva exige atenção da população e reforça cuidados ambientais.
(Informações: Assessoria PMU)
Um capotamento na rodovia PR-489, que liga os municípios de Umuarama e Xambrê, na noite…
Os corpos de Letycia Garcia Mendes e Sttela Dalva Melegari Almeida, ambas de 18 anos,…
O empresário Adriano Donizete de Oliveira estava em casa na manhã desta sexta-feira (21), em…
Imagens do drone da Polícia Civil do Paraná (PCPR) mostram ‘Dog Dog’ tentando fugir pelo…
Os alunos do curso de Medicina da Universidade Paranaense (Unipar) participaram, nesta quarta-feira (19), de…
O mercado de seminovos em BH e no restante do Brasil vive o maior ciclo de vendas…
Este site utiliza cookies
Saiba mais