Cotidiano

Morador é preso com arma após denúncia de violência doméstica em Umuarama

Um homem de 38 anos foi preso na tarde desta quarta-feira (4) por posse irregular de arma de fogo e munições em uma área rural de Umuarama (PR). A prisão ocorreu após a Polícia Militar atender uma denúncia de violência doméstica envolvendo o suspeito e sua companheira.

De acordo com a PM, a ocorrência foi registrada por volta das 16h, em uma propriedade localizada às margens da rodovia PR-469. No local, a mulher confirmou que houve um desentendimento entre o casal, ocorrido em data anterior, e relatou que, após a discussão, decidiu se afastar da residência.

O homem também confirmou o conflito e informou aos policiais que mantinha uma arma de fogo guardada em um paiol na propriedade. Durante as diligências, a equipe localizou uma espingarda calibre .32, além de munições de diferentes calibres e materiais utilizados para recarga artesanal.

Após buscas no imóvel, não foram encontrados outros objetos ilícitos. Diante dos fatos, o suspeito recebeu voz de prisão e foi encaminhado à delegacia de polícia, onde permaneceu à disposição da Justiça.

A Polícia Militar informou que a ocorrência foi atendida dentro dos protocolos de segurança e que casos envolvendo violência doméstica e armas de fogo recebem atenção prioritária, devido ao risco potencial às vítimas.

Crimes

A posse irregular de arma de fogo é considerada crime no Brasil quando o cidadão mantém armamento ou munições sem autorização legal ou em desacordo com as normas estabelecidas pela legislação.

Mesmo quando a arma permanece dentro de residência ou propriedade rural, a ausência de registro e porte regular configura infração penal, com penas que podem incluir reclusão e multa. A presença de munições e materiais para recarga artesanal agrava a situação, por indicar maior risco à segurança pública.

Já a violência doméstica é caracterizada por qualquer ação ou omissão baseada no gênero que cause morte, lesão, sofrimento físico, psicológico, sexual ou patrimonial à mulher, conforme a Lei Maria da Penha.

Discussões, ameaças e agressões, ainda que não resultem em ferimentos aparentes, podem configurar o crime. Autoridades reforçam que denúncias são fundamentais para interromper ciclos de violência e prevenir situações mais graves, especialmente quando há armas envolvidas no ambiente familiar.

Rudson de Souza

Recent Posts

Imagens de drone mostram ‘Dog Dog’ tentando fugir da PCPR pelo telhado de residência

Imagens do drone da Polícia Civil do Paraná (PCPR) mostram ‘Dog Dog’ tentando fugir pelo…

29 minutos ago

Estudantes de Medicina da Unipar participam de ação pelo Dia da População em Situação de Rua

Os alunos do curso de Medicina da Universidade Paranaense (Unipar) participaram, nesta quarta-feira (19), de…

43 minutos ago

Seminovo virou escolha racional e não mais segunda opção: como o mercado automotivo brasileiro mudou nos últimos três anos

O mercado de seminovos em BH e no restante do Brasil vive o maior ciclo de vendas…

1 hora ago

Inovação & Negócios: Palestrante promete compartilhar segredos para encantar clientes

Alexandre Slivnik estará em Umuarama no dia 24 de setembro para a 5ª edição do…

1 hora ago

Mulher de 38 anos que fingia ser menina de 12 anos e fez vítimas no PR é condenada por estelionato

Amanda Maria Souza de Oliveira, de 38 anos, foi condenada por estelionato e falsa identidade

2 horas ago

Nando Reis apresenta show “Voz e Violão” em Umuarama com participação de Sebastião Reis

Nando Reis é um dos principais nomes da música popular brasileira e suas composições ultrapassam…

2 horas ago

Este site utiliza cookies

Saiba mais