Umuarama

Senai e Agência do Trabalhador oferecem cursos gratuitos de costura e confecção

O Senai de Umuarama, em parceria com a Agência do Trabalhador, abriu inscrições para dois cursos profissionalizantes gratuitos. As formações oferecem diversas vagas. Além disso, a iniciativa busca ampliar o acesso à qualificação profissional no município.

Os cursos são voltados à área de confecção. Por isso, atendem pessoas interessadas em ingressar ou se aperfeiçoar nesse setor. A ação conjunta reforça o papel das instituições na geração de oportunidades.

Cursos disponíveis

Um dos cursos disponíveis é o de Modelagem, Corte e Costura. A formação possui carga horária total de 160 horas. O início das aulas está previsto para o dia 26 de janeiro de 2026.

As atividades ocorrerão no período da tarde. O horário será das 13h às 17h. Dessa forma, o curso atende alunos que têm disponibilidade durante o dia. Além disso, o conteúdo prioriza o aprendizado prático.

O segundo curso oferecido é o de Auxiliar de Confecção, com foco em pequenos reparos. Assim como o primeiro, ele também tem carga horária de 160 horas. O início ocorre na mesma data, em 26 de janeiro de 2026.

Nesse caso, a equipe realizará as aulas no período noturno. O horário vai das 18h30 às 22h30. Assim, a formação contempla trabalhadores que atuam durante o dia. Além disso, amplia o acesso ao ensino gratuito.

Ambos os cursos acontecerão no mesmo local. As aulas serão ministradas na sede da Agência do Trabalhador de Umuarama. O endereço é avenida Rio Branco, número 4211. O espaço foi escolhido para facilitar o acesso da população.

Segundo a proposta, as vagas são gratuitas e limitadas. Por isso, a orientação é para que os interessados realizem a inscrição o quanto antes. A procura costuma ser alta nesse tipo de capacitação.

Inscrições

Além disso, o processo de inscrição ocorre de forma online. Os interessados podem se inscrever clicando aqui. A inscrição garante a participação no processo de seleção.

A iniciativa reforça a importância da formação técnica. Nesse sentido, o Senai atua como referência em educação profissional. Já a Agência do Trabalhador contribui com a articulação local.

Com isso, a parceria busca fortalecer o mercado de trabalho. Além de qualificar profissionais, os cursos ampliam as chances de inserção no setor produtivo.

Alex Nascimento

Recent Posts

Defesa Civil emite alertas de chuvas intensas em Umuarama e na região neste domingo

A Defesa Civil do Paraná emitiu três alertas entre às 14h08 e às 14h46 deste…

19 minutos ago

Dia do Servidor reúne mais de 1.300 participantes em almoço promovido pela Administração Municipal

Mais de 1.300 servidores municipais participaram de uma grande festa em homenagem ao Dia do…

49 minutos ago

Lago Aratimbó reúne famílias e amigos para piqueniques tranquilos ao ar livre

Um refúgio no centro da cidade, o Lago Aratimbó, em Umuarama, segue reunindo famílias e…

2 horas ago

Facada na perna resulta em óbito em Cidade Gaúcha e PM prende dois suspeitos

Um homicídio no município de Cidade Gaúcha mobilizou a Polícia Militar (PM) na noite deste…

3 horas ago

Motociclista tenta desviar de 3 crianças na pista da PR-498, bate em carro e entra em óbito

Um motociclista morreu na noite deste sábado (31/10) após tentar desviar de três crianças que…

3 horas ago

Motociclista fica ferido após colisão contra carro na rodovia entre Umuarama e Xambrê

Uma colisão lateral entre uma motocicleta e um carro deixou um homem ferido no final…

4 horas ago

Este site utiliza cookies

Saiba mais