Secretaria da Agricultura distribui 1.500 mudas de mamão para produtores rurais de Umuarama
Mais 1.500 pés de mamão da variedade ‘formosa’ deverão estar produzindo frutas em Umuarama, no período de oito a 10 meses. A Prefeitura – por meio da Secretaria Municipal de Agricultura – apoia a cultura da fruta e realizou a entrega das mudas.
Os agricultores filiados à Cooperativa dos Pequenos Produtores Rurais de Umuarama (Cooperu) receberam as novas plantas para o cultivo. A entrega ocorreu na manhã de quarta-feira (7), no viveiro municipal.
O secretário responsável pelo setor, Geraldo Remor Pikler, disse que são mudas de mamão passaram por uma selação e já estão enraizadas. Dessa forma, possuem ótimas perspectivas de crescimento. “Desde que recebam cuidados conforme as recomendações técnicas”, destacou.
As ações de apoio à fruticultura, desenvolvidas pelo município, com total apoio do prefeito Fernando Scanavaca, têm como objetivo fortalecer a agricultura familiar e aumentar a renda nas pequenas propriedades rurais, assegurando a permanência do produtor e de sua família no campo.
Leia também: Referência regional, lavoura de mamão em Santa Elisa produz 2 mil quilos por semana.

Lucro com o cultivo do mamão
Com o devido trato, a cultura do mamão tem se mostrado muito lucrativa na região de Umuarama. O agrônomo Márcio Rezende, que atua junto à Cooperu, citou como exemplo um produtor do município que plantou 200 pés da fruta no ano passado. Ele obteve uma renda de R$ 30 mil ao comercializar a sua produção.
“O mamão produzido na nossa região costuma ser mais doce e de sabor agradável, em comparação com frutas de outros Estados”, acrescentou o secretário Geraldo Pikler.
Conforme ele, o clima daqui é favorável e as mudas são desenvolvidas em viveiro próprio – a partir de sementes selecionadas. Além disso, o cuidado especial do agricultor faz toda a diferença, assegurando uma ótima produção para os oito produtores beneficiados.

(Informações: Assessoria PMU)





