Saúde

Anvisa proíbe lotes de fórmulas infantis com risco de contaminação e Nestlé recolhe produtos

A Anvisa determinou, nesta quarta-feira (7), a proibição da venda, distribuição e do uso de alguns lotes de fórmulas infantis da empresa Nestlé Brasil Ltda. As marcas são Nestogeno, Nan Supreme Pro, Nanlac Supreme Pro, Nanlac Comfor, Nan Sensitive e Alfamino.

Em nota, a Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) cita como motivo o risco de contaminação por cereulide, uma toxina produzida pela bactéria Bacillus cereus. “O consumo de alimento contaminado por essa toxina pode causar vômito persistente, diarreia ou letargia, que é a sonolência excessiva, lentidão de movimentos e raciocínio, e incapacidade de reagir e expressar emoções”.

Ainda segundo a agência, a medida tem caráter preventivo e o fabricante já iniciou o recolhimento voluntário dos lotes no Brasil e no resto do mundo. O recolhimento começou após a detecção da toxina em produtos provenientes de uma fábrica localizada na Holanda.

“Foi identificado que a toxina estava presente em um ingrediente proveniente de um fornecedor global de óleos terceirizados. Dessa forma, a empresa indicou a necessidade de um recolhimento global”, detalhou a Anvisa.

Confira os lotes proibidos ao fim do texto.

Orientações a pais e responsáveis

Para os consumidores que utilizam as fórmulas infantis citadas, a orientação é verificar o número do lote impresso no rótulo ou no fundo da embalagem. “Se o produto pertencer a um dos lotes recolhidos, não deve ser utilizado ou oferecido para consumo. Os demais lotes desses produtos não foram afetados”.

Se a criança apresentar sintomas compatíveis com os citados após o consumo do produto de lotes indicados, a recomendação é buscar atendimento médico. “É importante informar o alimento que foi consumido, se possível, com uma amostra da embalagem, caso tenha disponível”.

Mais orientações sobre o uso seguro de fórmulas infantis podem ser encontradas no site da Anvisa.

Nestlé anuncia recolhimento de produto em todo o Brasil

A Nestlé Brasil anunciou que está recolhendo voluntária e preventivamente os lotes dos produtos afetados. Os consumidores devem olhar a relação completa (que está ao final do texto) e conferir com o lote e a validade que constam na lata.

“Este recolhimento é uma medida de precaução devido à presença potencial de cereulide – produzida pelo microrganismo Bacillus cereus – em um dos ingredientes utilizado nos lotes especificados”, informa a empresa.

Em nota, a Nestlé alertou que os consumidores daqueles produtos dos lotes especificados “devem suspender imediatamente seu uso. E entrar em contato com a área de Atendimento ao Consumidor para a devolução do item e reembolso integral”.

Os canais de contato são: falecom@nestle.com.br ou 0800 761 2500, de segunda à domingo, 24 horas por dia. “Em caso de dúvidas quanto à saúde ou nutrição da sua criança, a Nestlé orienta consultar o seu pediatra ou profissional de saúde”.

“A companhia adota rigorosos padrões de controle de qualidade e rastreabilidade, em constante aprimoramento, com o objetivo de prevenir inconformidades em seus produtos”, completou a Nestlé. Confira a nota na íntegra no site da empresa (clique aqui).

(Com informações da Agência Brasil e Nestlé)

Jaqueline Mocellin

Recent Posts

Equipe do Castrapet realiza mutirão de castrações gratuitas em cães e gatos

O Castrapet chegou a Umuarama nesta sexta-feira (9), e teve uma manhã movimentada na quadra…

31 minutos ago

Mãe é presa suspeita de explorar sexualmente os filhos e vender imagens na internet

Uma mulher de 36 anos foi presa nesta quinta-feira (8) em Almirante Tamandaré, na Região…

1 hora ago

Escola do Hospital Cemil abre matrículas para o Curso Técnico em Enfermagem

O Centro de Educação Profissional São Francisco de Assis (CEP Cemil), instituição de ensino técnico…

1 hora ago

Prefeitura de Perobal inicia recuperação de erosão após chuvas intensas

Após as fortes chuvas registradas nos últimos dias, a Prefeitura de Perobal iniciou a recuperação…

2 horas ago

Umuarama passa a receber R$ 10 milhões por ano com aumento do teto da saúde

A cidade de Umuarama passará a receber cerca de R$ 10 milhões por ano para…

2 horas ago

Fazenda do Paraná alerta contribuintes sobre golpes no pagamento do IPVA 2026

Com o início do calendário do IPVA 2026, a Secretaria de Estado da Fazenda do…

2 horas ago

Este site utiliza cookies

Saiba mais