Verba assegurada no PLOA permite retomada das obras entre Cruzeiro do Oeste e Serra dos Dourados, em Umuarama (Foto Assessoria)
As obras do último trecho da BR-487, a Estrada Boiadeira, devem ser retomadas em 2026 após a garantia de mais de R$ 41 milhões no Orçamento Geral da União. A dotação consta no Projeto de Lei Orçamentária Anual (PLOA) de 2026, aprovado na semana passada pelo Congresso Nacional, e foi articulada pelo deputado federal Zeca Dirceu (PT-PR), principal defensor da conclusão da rodovia.
Os recursos são destinados exclusivamente ao segmento entre Cruzeiro do Oeste e o distrito de Serra dos Dourados, em Umuarama, no Noroeste do Paraná, que é o único trecho que ainda falta para a ligação completa da estrada. A previsão é de que os trabalhos sejam retomados no primeiro trimestre de 2026, após a conclusão e aprovação do Projeto Executivo pelo Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT) e o início das desapropriações necessárias.
Segundo Zeca Dirceu, a inclusão da verba no orçamento garante previsibilidade financeira para destravar a obra. “Garantimos os recursos no orçamento, superamos os entraves e vamos acompanhar de perto a retomada desses procedimentos e das obras que faltam para concluir definitivamente a Estrada Boiadeira”, afirmou.
Um dos principais obstáculos para o avanço da obra era o fato de parte do traçado ainda estar sob domínio do Governo do Paraná. A situação foi resolvida com a assinatura do Termo de Transferência nº 110/2025, que federalizou trechos das rodovias PR-082 e PR-682, repassando-os à União e ao DNIT.
A medida permitiu que recursos federais fossem aplicados no segmento, já que o traçado da BR-487 coincide com essas vias estaduais por razões técnicas, econômicas e ambientais. Com isso, foi encerrado um impasse que se arrastava há anos.
Com o licenciamento ambiental e a federalização concluídos, restam agora a finalização do Projeto Executivo e a condução dos processos de desapropriação. A obra já está licitada e conta com ordem de serviço assinada. O consórcio responsável faz os ajustes finais do projeto, enquanto o DNIT analisa tecnicamente os documentos e organiza os procedimentos para a expropriação das áreas.
De acordo com a Superintendência Regional do DNIT no Paraná, a retomada das obras é esperada para o início de 2026, dependendo do andamento das desapropriações, que envolvem também a agenda da Justiça Federal.
A Estrada Boiadeira foi construída por etapas ao longo dos últimos anos. No PAC 1, foram concluídos os trechos entre o distrito de Nova Brasília, em Campo Mourão, e Cruzeiro do Oeste. No PAC 2, a ligação da divisa com o Mato Grosso do Sul, em Porto Camargo, até Serra dos Dourados. Faltava apenas o segmento agora contemplado.
O custo total da rodovia é estimado em cerca de R$ 1,4 bilhão, com recursos de diferentes fontes, como governo federal, governo estadual, Itaipu Binacional, Banco do Brasil, Caixa Econômica Federal e o BID. Para a conclusão do trecho final, o investimento total previsto é de aproximadamente R$ 374 milhões, incluindo obras e desapropriações.
Considerada estratégica para o Noroeste do Paraná, a BR-487 deve impulsionar o escoamento da produção agropecuária, atrair investimentos e gerar empregos. “Esta rodovia vai criar um ambiente ainda mais favorável para o desenvolvimento da nossa região, para a agricultura, para a indústria e para a melhoria da qualidade de vida”, destacou o deputado.
Com a verba assegurada no Orçamento de 2026, a expectativa é de que a Estrada Boiadeira deixe de ser uma promessa histórica e se torne, enfim, uma ligação completa entre o Paraná e o Mato Grosso do Sul.
(OBemdito com informações da assessoria)
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