Foto: Inmet
Um bloqueio atmosférico é a causa da forte onda de calor que afeta vários estados do Brasil neste final de ano. O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu alerta de perigo para todo o estado de São Paulo, Rio de Janeiro e partes de Minas Gerais, Espírito Santo, Goiás, Mato Grosso do Sul, Paraná e Santa Catarina. O fenômeno faz com que as temperaturas fiquem até cinco graus acima do normal para esta época do ano em todas estas áreas.
Nesta sexta-feira (26) os termômetros registraram a máxima de 33°C em Umuarama, com sensação térmica de 40°C, sem ocorrência de chuva. No sábado (27), o calor pode ser ainda mais intenso, pois é esperado um dia com mínima de 23°C e máxima de 34°C, com pancada de chuva ocasional.
“Tarde de forte calor e com chuvas típicas de verão no Paraná. Mais uma vez, as temperaturas atingem valores altos no estado. E esse “calorão” proporciona a acorrência de chuva localizada. Pancadas fortes de chuva e muitos raios ocorrem sobre municípios do Noroeste, principalmente. Aonde já choveu, mesmo com chuva rápida, o alívio do calor foi apenas momentâneo.”, destaca o meteorologista Lizandro Jacóbsen, do Simepar.
A sexta-feira segue com padrão de temperaturas elevadas nas diversas regiões do estado. Nas regiões noroeste, norte e na faixa litorânea, os termômetros chegam novamente aos 35-36 ºC. Ao longo do dia, pancadas de chuva isoladas deverão ocorrer nas diversas regiões, porém, nas regiões oeste, sudoeste e entre a RMC e as praias, as condições são favoráveis para registros de temporais localizados, com volumes de chuva expressivos.
No sábado, o padrão atmosférico segue muito parecido com os últimos dias. Temperaturas superando os 30 ºC nas diversas regiões do estado, sendo na região noroeste, os termômetros chegam aos 36 ºC. A partir da tarde, pancadas de chuvas isoladas em alguns momentos acompanhadas de trovoadas deverão ocorrer nas diversas regiões. No leste, entre o final da tarde e à noite, as condições são favoráveis para registros de temporais isolados, com acumulados de chuva podendo chegar aos 25 mm entre a Serra do Mar e as praias.
(OBemdito, com informações Inmet e Agência Brasil)
Um advogado criminalista foi morto a tiros na noite de quinta-feira (25) em Santo Antônio…
O Paraná se prepara para encerrar 2025 com uma intensa agenda de festas de Réveillon…
O ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) iniciou nesta sexta-feira (26) o processo de reabilitação após passar…
A Polícia Militar Ambiental localizou, na tarde desta sexta-feira (26), um adolescente de 17 anos…
Um motorista morreu carbonizado na madrugada desta quinta-feira (25), feriado de Natal, após um grave…
Um homem, de 42 anos, procurado por de tentativa de feminicídio foi preso pela Polícia…
Este site utiliza cookies
Saiba mais