Antes do início da construção de 1.500 novas moradias em Umuarama, a região prevista para receber o conjunto habitacional passará por uma ampla reestruturação viária, com intervenções que devem alcançar até a PR-323.
A informação foi dada pelo prefeito Fernando Scanavaca (Republicanos) durante coletiva realizada na manhã desta sexta-feira (19), no anfiteatro da prefeitura, quando apresentou o balanço do primeiro ano de sua administração.
Segundo ele, a mobilidade urbana é condição para a implantação do empreendimento habitacional anunciado nesta semana pelo governador Carlos Massa Ratinho Junior.
Scanavaca afirmou que as tratativas com a construtora responsável pelo projeto ocorrem há mais de oito meses e que a prefeitura só autorizou o avanço após a apresentação de um plano viário.
O prefeito disse que deixou claro que os projetos das casas só seriam aprovados se viessem acompanhados de soluções para o tráfego. “Eu só aprovaria os projetos se eles me apresentassem um projeto de mobilidade”, afirmou.
De acordo com ele, o estudo já foi entregue e está em análise pela equipe técnica do município, com ajustes sendo discutidos.
As novas moradias serão construídas em uma área entre o bairro São Cristóvão, o Colégio Agrícola e o campus Fazenda da UEM. A região já registra problemas de tráfego, especialmente nos acessos pela Estrada da Paca e nas entradas e saídas do São Cristóvão e bairros vizinhos, como Beira Rio e Jardim Real.
O fluxo inclui moradores, prestadores de serviço e comerciantes, além de estudantes, professores e servidores da UEM e do Colégio Agrícola, bem como trabalhadores do viveiro do Instituto Água e Terra (IAT).
Com a previsão de até 1.500 imóveis, a estimativa é que cerca de 4.500 novos moradores passem a circular diariamente na área, o que deve ampliar de forma significativa o volume de veículos.
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Para absorver esse crescimento, Scanavaca disse que está prevista a duplicação de um dos principais acessos ao bairro São Cristóvão.
Segundo ele, a proposta é criar uma pista dupla saindo pelo Parque de Exposições até a PR-323, ligando o bairro ao novo conjunto habitacional. A intervenção faz parte do pacote de mobilidade exigido pela prefeitura.
A obra deve melhorar a entrada e a saída da região e organizar o fluxo entre os bairros e a rodovia.
Além da duplicação, o prefeito afirmou que tenta articular para que a primeira obra da concessão da PR-323 seja a construção de uma trincheira no trevo ao lado do Parque de Exposições, ponto que registrou graves acidentes neste ano.
Scanavaca disse que a reivindicação foi levada ao vencedor da licitação da rodovia, em função tanto da implantação das novas casas quanto do histórico recente de acidentes no local.
A expectativa é que a obra seja incluída no início do contrato de concessão, que prevê a implantação do pedágio.
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O anúncio das 1.500 casas foi feito na última quarta-feira (17) pelo governador Ratinho Junior, com participação de Scanavaca e outras autoridades. O projeto é considerado histórico, já que Umuarama não recebe um grande empreendimento habitacional há mais de oito anos.
O último de grande porte foi o Conjunto Habitacional Sonho Meu, viabilizado na gestão do então prefeito Moacir Silva, com mais de mil casas entregues a partir de 2014. A segunda etapa foi inaugurada em 2017, na gestão de Celso Pozzobom.
Desde então, o município recebeu apenas projetos pontuais, sem volume suficiente para atender à demanda por moradia.
O novo empreendimento será executado pela construtora Pacaembu, com financiamento da Caixa Econômica Federal e apoio do programa Casa Fácil Paraná.
Segundo o governo estadual, o investimento total pode chegar a R$ 315 milhões, somando recursos estaduais, federais e privados. O Tesouro do Estado deve aportar cerca de R$ 30 milhões para subsidiar o valor de entrada das famílias beneficiadas.
O lançamento das unidades está previsto para ocorrer em duas fases, a partir do segundo semestre de 2026.
O protocolo de intenções foi assinado entre o Governo do Estado, a Cohapar, a prefeitura de Umuarama e a construtora, formalizando a adesão do município ao programa.
Durante o anúncio, o governador Ratinho Junior destacou que o projeto prevê a implantação de um bairro planejado, com infraestrutura completa.
Além das casas, estão previstos asfalto, iluminação em LED, calçadas, meio-fio, galerias pluviais, praças e áreas de lazer, como academias ao ar livre.
Para a administração municipal, a expectativa é que o novo conjunto marque o início de um novo ciclo de crescimento urbano, mas condicionado à ampliação da infraestrutura viária para garantir segurança e mobilidade aos futuros e atuais moradores da região.
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