Umuarama recebe recursos para ampliar desenvolvimento tecnológico
Umuarama é uma das 48 cidades do Paraná contempladas pelo governo do Estado, por meio da Secretaria da Inovação e Inteligência Artificial (Seia), com recursos do Pacto Pela Inovação e Fundo a Fundo. A iniciativa, em parceria com o Tribunal de Contas do Estado (TCE), tem como objetivo descentralizar os investimentos e ampliar a capacidade dos municípios de desenvolver políticas públicas voltadas à tecnologia.
O secretário municipal de Inovação, Ciência e Tecnologia, Junior Ceranto, representou a cidade no repasse dos recursos, realizado nesta quarta-feira, 17, em Curitiba. Umuarama foi contemplada com R$ 896.247,17 de um total de R$ 55 milhões que foi dividido entre os 48 municípios.
A iniciativa regulamenta a aplicação da Lei 22.107/2024, que assegura a destinação de parte dos recursos do Fundo Paraná para apoiar projetos de modernização, ciência, tecnologia e inovação nas cidades paranaenses. O TCE atua como parceiro na fiscalização e acompanhamento das etapas seguintes, após o repasse, como execução dos projetos por parte das cidades e prestação de contas.
O secretário da Inovação e Inteligência Artificial, Alex Canziani, ressaltou que o programa visa criar condições para que os municípios possam estruturar e desenvolver ações de inovação. O novo modelo de repasses (fundo a fundo) permite a transferência direta de recursos do Estado os municípios, sem necessidade de convênios.
“Isso torna o processo mais ágil e acessível, com o objetivo de apoiar ações locais de ciência, tecnologia e inovação. Esse modelo fortalece o ecossistema inovador de cada cidade e nos permitirá adquirir equipamentos como notebooks, telas interativas e impressora 3D, entre outros”, agradeceu o secretário Junior Ceranto.
Além disso, os recursos podem de serem utilizados para estruturação de ambiente de inovação para fomentar o empreendedorismo inovador, como a criação de hubs e laboratórios, e para viabilizar programas, projetos e desafios de inovação, difusão científica, inclusão digital e transformação de serviços públicos.
(Assessoria PMU)





