Sem categoria

UEPG divulga concurso com 65 vagas para professores; veja o edital

A Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG) publicou nesta quinta-feira (18) o edital de abertura de concurso público para docentes, não titulares, integrantes da carreira de Magistério Público do Estado do Paraná. São ofertadas 65 vagas, distribuídas em 56 áreas de conhecimento, e as inscrições vão de 14 de janeiro a 10 de fevereiro. É o primeiro concurso para professores efetivos em uma década – o último certame aconteceu em 2016.

“Este concurso docente é histórico”, diz o reitor da UEPG, Miguel Sanches Neto. “Não apenas por retomar a reposição dos professores aposentados, fortalecendo assim o quadro próprio, depois de uma década sem abertura de vagas para efetivos, mas principalmente por ser fruto de uma construção coletiva de critérios para alocar as vagas nos Departamentos. Demonstra a maneira participativa de fazer gestão que defendemos em todas as áreas”.

O reitor destaca ainda que a reposição periódica de vagas geradas por aposentadoria e exoneração será uma prática corriqueira a partir deste concurso para corrigir assimetrias e valorizar áreas estratégicas.

A pró-reitora de Gestão de Pessoas, Eliane Rauski, diz que houve um esforço significativo da comunidade universitária para a preparação deste concurso, que incluiu a atualização do regulamento e a definição de critérios para alocação das vagas – que foram amplamente discutidos e construídos de forma coletiva com os Departamentos dos diferentes Setores de Conhecimento.

“Como inovação, adotou-se como primeiro critério a busca pela equidade interna, estabelecendo a proporção de 80% de docentes efetivos e 20% de docentes em regime Cres, o que se mostrou uma diretriz mais justa e equilibrada. Essa concepção permite que os Departamentos planejem estratégias mais efetivas de verticalização do ensino, uma vez que a defasagem anteriormente existente nesse critério limitava a criação e o fortalecimento de programas de mestrado e doutorado”, explica.

“Embora ainda haja pontos específicos a serem ajustados, o novo modelo já possibilitou uma distribuição mais adequada das vagas entre os cursos, representando um avanço importante para o desenvolvimento acadêmico e institucional da UEPG”, acrescenta.

Além disso, o processo contemplou a destinação de novas vagas para Departamentos de ensino responsáveis pela abertura de novos cursos de graduação: Arquitetura e Urbanismo, Nutrição e Psicologia.

Concurso

O concurso será realizado em etapas eliminatórias e classificatórias. A fase eliminatória inclui prova escrita com leitura pública e questões objetivas sobre o Estatuto da Criança e do Adolescente, prova didática com arguição e, quando aplicável, prova prática. Já a etapa classificatória consiste na avaliação de títulos e do plano de trabalho. Para avançar entre as fases, o candidato deve obter nota mínima de 7,0 em cada etapa.

As inscrições serão realizadas exclusivamente pela internet, no período definido no cronograma do edital. A taxa de inscrição é de R$ 480, com possibilidade de isenção para candidatos que se enquadrem nos critérios previstos em lei, como inscritos no CadÚnico, doadores de sangue, medula óssea ou leite humano, além de eleitores convocados pela Justiça Eleitoral.

O edital prevê a reserva de vagas, com 10% destinadas a candidatos negros (pretos e pardos) e 5% a pessoas com deficiência, conforme a legislação vigente. Do total ofertado, sete vagas são reservadas para candidatos negros e três para pessoas com deficiência, seguindo critérios específicos de destinação entre as áreas de conhecimento. Como novidade neste certame, será realizado um sorteio, no dia 13 de janeiro, para definir a alocação das vagas destinadas às cotas entre as áreas de conhecimento que ofertam apenas uma vaga.

Todo o processo seletivo será conduzido pela Comissão Coordenadora do Concurso Público de Provas e Títulos para Docentes da UEPG (CCCPPD), que é composta por representantes de todos os setores de conhecimento, dos servidores, dos Conselhos e da Fundação de Apoio.

O professor Silas Moro, que preside a Comissão, assinala que é um momento importante para a UEPG. “É um momento de abertura para ingresso de novos profissionais, professores que vão contribuir e agregar para o trabalho desenvolvido na instituição, seja em nível de ensino, de pesquisa, de graduação ou pós-graduação”, aponta.

“Quando eu digo carreira, na realidade, é uma vida dedicada à instituição. A grande maioria, nós sabemos, fica durante longos e longos anos na instituição, fazendo parte da nossa família. Então, é um importante momento, é um anseio grande da comunidade. Desde 2016, nós não tínhamos concurso e com este edital pretendemos preencher todas aquelas vagas pendentes e dar estrutura para os trabalhos desenvolvidos pelos cursos da instituição e todas as outras atividades ligadas a eles”, diz.

Agência Estadual

Recent Posts

Para onde vão as lâmpadas descartadas pelos umuaramenses? OBemdito responde

Lâmpada queimada não deve ir para o lixo comum. Veja 11 locais em Umuarama onde…

3 horas ago

Mulher avança com espeto contra pedestre e é contida com Taser em Umuarama

Segundo a PM, mulher de 49 anos apresentava sinais de surto e também tentou arremessar…

4 horas ago

Família comunica o falecimento de Augusta Maria de Jesus, aos 108 anos, moradora de Xambrê

Matriarca de cinco gerações morreu na madrugada deste domingo (23), após ser internada por complicações…

4 horas ago

INSS libera consignado sem biometria facial; veja o que muda

Aposentados e pensionistas que não possuem biometria nas bases do governo poderão autorizar empréstimos pelo…

5 horas ago

Homem cai de jet ski durante aniversário e desaparece em represa no Paraná

Vítima de 49 anos estaria comemorando a data com familiares quando caiu na água; bombeiros…

5 horas ago

IFPR de Umuarama emite nota de pesar por Gabriel, cão querido pela comunidade

Instituição publicou homenagem ao animal que fazia parte da rotina do campus e afirmou que…

6 horas ago

Este site utiliza cookies

Saiba mais