Fotos: Assessoria PmU
Mais uma família de produtores rurais de Umuarama recebeu a certificação de produção orgânica. A entrega do documento aconteceu na segunda-feira (15), na chácara São Domingos, no distrito de Santa Eliza. Dessa forma, Umuarama avança mais um passo no fortalecimento da produção sustentável.
A família de Domingos Pereira dos Santos, Daiane Pereira dos Santos e Odete Vivaldo dos Santos já produz hortaliças sem o uso de agrotóxicos ou adubação química. Agora, eles receberam o certificado de conformidade após a conversão para o sistema orgânico.
Os agricultores passaram pelo processo de conversão, acompanhados pelas técnicas do programa ‘Paraná Mais Orgânico’, Adriely Vechiato Bordin e Raiane Pereira Schwengber. Em conformidade com as normas, receberam do certificador – o Instituto de Tecnologia do Paraná (Tecpar) – o certificado que garante a produção orgânica.
A Tecpar certificou algumas culturas na pequena propriedade rural. Entre elas, abacaxi, alface crespa, couve, banana, maçã, cebola e outras. A partir disso, os produtores rurais podem comercializar e entregar seus produtos aos programas públicos de alimentação escolar, com garantia de produção orgânica.
Leia também: Produtor rural de Umuarama recebe certificação do programa Paraná Mais Orgânico.
O ato reuniu parceiros atuantes no processo, como o IDR-PR – representado pelo gerente regional Danilo Eduardo Sebin e pelo agrônomo Antonio de Pádua Andrade Salvado, que presta assistência técnica ao produtor. Bem como, a Secretaria Municipal de Agricultura (secretário Geraldo Pikler e agrônomo Fábio César Pereira Souza) e a cooperativa dos produtores rurais (Cooperu), presidente Gilval Elias dos Santos.
O documento atesta que Domingos Pereira produz alimentos dentro das normas ambientais e sanitárias da legislação para orgânicos. O reconhecimento veio após criterioso processo dentro do ‘Paraná Mais Orgânico’, que orientou e acompanhou o produtor em todas as etapas.
Para o produtor, o reconhecimento de produção orgânica valoriza o trabalho desenvolvido ao longo dos anos e abre novas oportunidades de mercado. “Produtos orgânicos certificados possuem maior aceitação entre consumidores que buscam uma alimentação mais saudável e consciente, além de possibilitar a participação em programas institucionais”, explicou o agrônomo Fábio César.
A certificação também reforça o papel de Umuarama no incentivo à produção responsável e ao desenvolvimento rural sustentável. Segundo o secretário Geraldo Pikler, “o apoio técnico e o incentivo à certificação são fundamentais para fortalecer a agricultura familiar, gerar renda no campo e promover segurança alimentar”.
Com a conquista, o produtor serve de exemplo para outros que desejam investir na produção orgânica. “A expectativa é que novas certificações sejam concedidas nos próximos meses, ampliando a oferta local de alimentos orgânicos”, completou o secretário.
(Informações: Assessoria)
A volta de grupos indígenas em Umuarama reacendeu um debate que precisa ser enfrentado com…
Equipes policiais prenderam um homem de 27 anos por tráfico de drogas em flagrante e…
Um homem de 39 anos foi preso na manhã desta terça-feira (16) durante o cumprimento…
A Prefeitura acompanha de perto a situação de um grupo de indígenas em Umuarama que chegou à…
A Polícia Militar (PM) atendeu, no início da tarde desta terça-feira (16), a uma ocorrência…
O Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes informou que está finalizando os procedimentos para liberar…
Este site utiliza cookies
Saiba mais