Umuarama

Projeto DengueBot garante 1º lugar a estudantes do Colégio José Balan em competição no Paraná

O projeto DengueBot garantiu o primeiro lugar para os estudantes do Colégio Estadual Vereador José Balan na Feira Científica de Altas Habilidades/Superdotação (FENAAH/S), um dos eventos de maior importância para estudantes de escolas públicas. Sob orientação dos professores Maikon Douglas Schmidt e Gisele Mara Negrissoli, os alunos Gustavo Lima de Araujo, Gustavo Dosso Francischini da Silva e Ana Julia dos Santos França desenvolveram um robô que auxilia no combate ao mosquito da dengue.

O protótipo DengueBot, funciona como um robô autônomo destinado a auxiliar no combate ao mosquito da dengue em ambientes escolares. Segundo o colégio, o projeto recebeu destaque dos avaliadores. A equipe conquistou bolsas de iniciação científica e foi classificada para apresentar o trabalho na FEBIC 2026, que ocorrerá em Santa Catarina.

Além do projeto premiado, o colégio inscreveu outros dois trabalhos: uma maquete inteligente que simula o reaproveitamento de água da chuva utilizando Arduino Uno e ESP32, e um jogo educativo de matemática criado no Scratch e inspirado em animes, voltado ao ensino da operação de divisão.

Ao OBemdito, o Colégio Balan disse que a participação da escola na feira revela o quanto a instituição busca o incentivo à pesquisa científica, à inovação e ao protagonismo estudantil, considerando os avanços no desenvolvimento de projetos educacionais voltados à tecnologia e à inclusão.

Sobre a competição

A feira é promovida pelo Estado do Paraná e reúne iniciativas criadas por estudantes com altas habilidades e superdotação de escolas públicas. O evento busca estimular ciência, cultura e inclusão, além de valorizar talentos e fortalecer práticas de educação inclusiva.

Em sua quarta edição, a FENAAH/S recebeu cerca de 300 projetos, envolvendo mais de 650 mil estudantes do 6º ano do Ensino Fundamental ao 3º ano do Ensino Médio.

Leia também: Exposição no Colégio José Balan reúne 53 telas feitas por alunos sobre cultura negra e indígena

Luiz Fernando

Luiz Fernando é estudante de Jornalismo na Universidade Estadual de Londrina e trabalha há três anos no portal OBemdito auxiliando na cobertura de notícias em Umuarama e região.

Recent Posts

Centro Cultural de Umuarama recebe superespetáculo musical “Grease”

O evento acontecerá no próximo domingo (7) às 17h, no Teatro do Vera Schubert

7 minutos ago

Brasil cai em grupo com Marrocos, Escócia e Haiti na Copa do Mundo 2026

Seleção estreia em 13 de junho contra os marroquinos; sorteio foi realizado em Washington

26 minutos ago

Retatrutida: PRF apreende no PR emagrecedor não liberado mundialmente para uso

Substância experimental está ainda em fase de testes

49 minutos ago

Quase 90 toneladas de maconha são apreendidas a apenas 167 km de Umuarama; imagens

Comboio com 19 veículos seguia por Salto del Guairá rumo ao Brasil

1 hora ago

Firmino José da Silva, o Morgan Freeman de Umuarama, falece aos 84 anos

O morador chamava a atenção das pessoas devido à sua semelhança com o ator norte-americano

1 hora ago

Homem é vítima de atropelamento na rua Florianópolis, em Umuarama

Vítima foi atingida por um automóvel ao sair de trás de um caminhão

2 horas ago

Este site utiliza cookies

Saiba mais