Umuarama

Projeto DengueBot garante 1º lugar a estudantes do Colégio José Balan em competição no Paraná

O projeto DengueBot garantiu o primeiro lugar para os estudantes do Colégio Estadual Vereador José Balan na Feira Científica de Altas Habilidades/Superdotação (FENAAH/S), um dos eventos de maior importância para estudantes de escolas públicas. Sob orientação dos professores Maikon Douglas Schmidt e Gisele Mara Negrissoli, os alunos Gustavo Lima de Araujo, Gustavo Dosso Francischini da Silva e Ana Julia dos Santos França desenvolveram um robô que auxilia no combate ao mosquito da dengue.

O protótipo DengueBot, funciona como um robô autônomo destinado a auxiliar no combate ao mosquito da dengue em ambientes escolares. Segundo o colégio, o projeto recebeu destaque dos avaliadores. A equipe conquistou bolsas de iniciação científica e foi classificada para apresentar o trabalho na FEBIC 2026, que ocorrerá em Santa Catarina.

Além do projeto premiado, o colégio inscreveu outros dois trabalhos: uma maquete inteligente que simula o reaproveitamento de água da chuva utilizando Arduino Uno e ESP32, e um jogo educativo de matemática criado no Scratch e inspirado em animes, voltado ao ensino da operação de divisão.

Ao OBemdito, o Colégio Balan disse que a participação da escola na feira revela o quanto a instituição busca o incentivo à pesquisa científica, à inovação e ao protagonismo estudantil, considerando os avanços no desenvolvimento de projetos educacionais voltados à tecnologia e à inclusão.

Sobre a competição

A feira é promovida pelo Estado do Paraná e reúne iniciativas criadas por estudantes com altas habilidades e superdotação de escolas públicas. O evento busca estimular ciência, cultura e inclusão, além de valorizar talentos e fortalecer práticas de educação inclusiva.

Em sua quarta edição, a FENAAH/S recebeu cerca de 300 projetos, envolvendo mais de 650 mil estudantes do 6º ano do Ensino Fundamental ao 3º ano do Ensino Médio.

Leia também: Exposição no Colégio José Balan reúne 53 telas feitas por alunos sobre cultura negra e indígena

Luiz Fernando

Luiz Fernando é estudante de Jornalismo na Universidade Estadual de Londrina e trabalha há três anos no portal OBemdito auxiliando na cobertura de notícias em Umuarama e região.

Recent Posts

Casa é arrombada e tem até fiação furtada em Francisco Alves

Além de eletrodomésticos, alimentos e roupas, criminosos levaram cerca de 100 metros de fios; suspeitos…

20 minutos ago

Colisão entre carro e motos deixa dois feridos no Jardim Veneza, em Umuarama

Acidente aconteceu no Jardim Veneza e envolveu um Ford Fiesta e duas motocicletas Honda CG…

43 minutos ago

Homem sofre tentativa de ataque a tiros em São Jorge do Patrocínio

Vítima contou à Polícia Militar que estava na rua quando um homem se aproximou em…

1 hora ago

Justiça suspende norma que permite a dentistas realizar harmonização facial

A Justiça Federal no Distrito Federal suspendeu a norma que reconhece a harmonização orofacial como…

13 horas ago

Imbituva se abraça diante da dor após acidente na BR-373 que matou 22 moradores

Imbituva, nos Campos Gerais do Paraná, amanheceu diferente após o acidente na BR-373 que matou…

13 horas ago

Homem é preso pela PCPR após regressão para regime fechado em Umuarama

A Polícia Civil do Paraná (PCPR) cumpriu um mandado de prisão na tarde desta quinta-feira…

13 horas ago

Este site utiliza cookies

Saiba mais