Audiência pública sobre sistemas construtivos diferenciados ocorre em Umuarama
O encontro, previsto para a próxima sexta-feira (5), acontecerá no campus 3 da Unipar
A Prefeitura de Umuarama realizará mais uma audiência pública do processo de revisão do Plano Diretor Municipal na próxima sexta-feira (5), a partir das 19h. O encontro acontecerá no campus 3 da Universidade Paranaense (Unipar), no bloco 1, ateliê 1 (avenida Tiradentes, 3240 – Jardim Paraíso). O tema para o debate será ‘Sistemas construtivos diferenciados’.
A audiência é aberta a toda a comunidade e tem como objetivo apresentar informações técnicas, esclarecer dúvidas e acolher contribuições da população sobre novas alternativas construtivas, visando aprimorar políticas públicas e promover soluções adequadas para o desenvolvimento urbano do município.
O prefeito Fernando Scanavaca destaca que “a participação da sociedade é fundamental para garantir transparência, diálogo e decisões alinhadas ao interesse coletivo, por isso contamos com a presença das nossas lideranças e da população em geral, interessada no desenvolvimento de nossa cidade”.
As alternativas construtivas são parte importante da proposta de revisão da Lei Complementar 445/2018, que estabelece o Plano Diretor Municipal e dispõe sobre uso e ocupação do solo, parcelamento do solo, perímetro urbano, sistema viário e os códigos de Obras e de Posturas.
Sistemas construtivos diferenciados são técnicas e materiais inovadores que buscam eficiência, sustentabilidade e agilidade em relação aos métodos tradicionais, como a alvenaria. Alguns exemplos incluem o Light Steel Frame (estrutura em aço), o Wood Frame (estrutura em madeira), sistemas com painéis em EPS (isopor) e a impressão 3D, entre outros.
À frente das discussões, o secretário de Aceleração Econômica, Sérgio Vercezi Filho, reforça que “a colaboração de todos é essencial para garantir que esta iniciativa represente fielmente os valores e anseios da nossa comunidade”. “A participação da sociedade é vital para o enriquecimento deste processo democrático e contribui para o desenvolvimento do nosso município”, completou.
(Assessoria PMU)





