Rudson de Souza Publisher do OBemdito

Anvisa determina recolhimento de lotes de lava-roupas Ypê após detecção de bactéria

Produtos apresentam contaminação por Pseudomonas aeruginosa

Lotes de lava-roupas Ypê e Tixan foram recolhidos após detecção de bactéria capaz de causar infecções (Foto Divulgação/Marca)
Anvisa determina recolhimento de lotes de lava-roupas Ypê após detecção de bactéria
Rudson de Souza - OBemdito
Publicado em 27 de novembro de 2025 às 17h06 - Modificado em 27 de novembro de 2025 às 17h07

A Anvisa determinou, nesta quinta-feira (27), o recolhimento de diversos lotes de produtos usados para lavagem de roupas após a detecção de contaminação microbiológica. Análises realizadas pela própria fabricante, a Química Amparo Ltda., identificaram a presença da bactéria Pseudomonas aeruginosa, micro-organismo capaz de causar infecções, especialmente em pessoas com imunidade baixa.

Os produtos que devem ser retirados do mercado são:

Lava Roupas Líquido Ypê Express
Lotes: 170011, 220011, 228011, 203011, 181011, 169011, 169011 (repetido na resolução), 205011 e 176011

Lava Roupas Líquido Tixan Ypê
Lotes: 254031 e 193021

Lava Roupas Líquido Ypê Power Act
Lotes: 190021, 223021 e 228031

A determinação prevê também a suspensão da comercialização, distribuição e uso dos lotes contaminados. A Anvisa orienta que consumidores que tenham adquirido os produtos entrem em contato com o Serviço de Atendimento ao Consumidor da Química Amparo. As vigilâncias sanitárias estaduais e municipais devem adotar medidas para impedir a circulação dos itens.

Cosmético irregular também será retirado do mercado

A agência determinou ainda o recolhimento de todos os lotes do Smart Hair Micro, da Smart GR, da empresa Klug Indústria Química e de Cosméticos Ltda. O produto havia sido registrado como cosmético, mas possui características que induzem ao uso invasivo, o que não é permitido para esta categoria.

Com isso, a Anvisa proibiu sua fabricação, venda, distribuição, propaganda e uso. As resoluções foram publicadas no Diário Oficial da União desta quinta-feira. Veja aqui a publicação na íntegra.

(Com informações da Anvisa)

Participe do nosso grupo no WhatsApp e receba as notícias do OBemdito em primeira mão.