Operação Scelerum IV mira organização criminosa atuante no Paraná e outros 4 estados
O Gaeco deflagrou a operação nesta quinta-feira (27) e determinou o bloqueio de bens que somem R$ 18 milhões
O Núcleo de Curitiba do Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (Gaeco), do Ministério Público do Paraná, deflagrou na manhã desta quinta-feira (27) a Operação Scelerum IV, que mira integrantes de uma organização criminosa armada com atuação no Paraná e em outros quatro estados do país.
A ação cumpre 14 mandados de busca e apreensão, expedidos pela Central de Garantias Especializada de Curitiba, além de bloqueios judiciais de bens — entre dinheiro, imóveis e veículos — que somam cerca de R$ 18 milhões.
Mandados em Maringá e outras 9 cidades
As ordens judiciais são cumpridas em diferentes regiões: Curitiba, Londrina, Maringá e Marilena (Paraná); São Paulo e Ferraz de Vasconcelos (São Paulo); Mossoró (Rio Grande do Norte); Porto Velho (Rondônia); e Campo Grande (Mato Grosso do Sul).
A operação conta com o apoio dos Gaecos dos Ministérios Públicos de São Paulo, Rio Grande do Norte, Rondônia e Mato Grosso do Sul, além da Polícia Civil paulista.
Segundo o MPPR, as investigações apuram crimes de organização criminosa e lavagem de dinheiro. Os alvos desta fase da operação estariam ligados ao gerenciamento das atividades financeiras da facção, movimentando recursos, ocultando patrimônio e dando suporte à manutenção das estruturas do grupo.
A Operação Scelerum IV integra um conjunto de ações contínuas do Gaeco voltadas ao enfraquecimento das bases financeiras e logísticas de facções que atuam dentro e fora do Paraná.






