Vinagre de maçã da marca Castelo foi reprovado em análise do Lacen-DF por conter dióxido de enxofre não informado no rótulo (Foto Divulgação da marca)
A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) determinou, nesta quarta-feira (26), o recolhimento e a imediata suspensão da comercialização, distribuição e consumo do Vinagre de Maçã da marca Castelo, produzido pela Castelo Alimentos S/A.
A decisão foi tomada após o Laudo de Análise Fiscal Definitivo do Laboratório Central de Saúde Pública do Distrito Federal (Lacen-DF) reprovar o produto no teste de pesquisa quantitativa de dióxido de enxofre. A análise identificou presença da substância em quantidade não declarada no rótulo.
O dióxido de enxofre, quando não informado no produto, pode provocar reações alérgicas em pessoas sensíveis ao composto, razão pela qual o item foi considerado irregular.
Outro produto alvo da ação fiscal é o “Pó para preparo de bebida vegetal” das marcas Livestrong/Essential Nutrition, fabricado pela empresa INP Indústria de Alimentos Ltda.
Leia a Resolução no Diário Oficial da União
Segundo a Anvisa, o item contém proteína de fava hidrolisada, ingrediente que não teve sua segurança avaliada para uso em alimentos no Brasil. Por isso, o órgão determinou o recolhimento e suspendeu comercialização, distribuição, fabricação, divulgação e consumo.
A agência ainda ordenou o recolhimento do Picolé de Açaí, Guaraná e Canela Naturalle Ice, produzido pela J M J Re Torres Indústria de Alimentos Ltda.
O motivo é a adição de creatina, substância cuja segurança não foi aprovada para uso em alimentos. No país, a creatina só é permitida na forma de suplementos destinados exclusivamente ao público adulto.
As empresas deverão retirar os produtos do mercado e adotar as medidas determinadas pela Anvisa. O órgão reforça que consumidores que tenham adquirido os itens devem suspender o uso imediatamente.
OBemdito foi procurado pela empresa Castelo Alimentos S.A., que emitiu uma nota com orientações aos consumidores. Leia abaixo na íntegra:
“Prezados consumidores,
A Castelo Alimentos S.A. informa que, conforme determinação da Anvisa, está adotando todas as medidas necessárias relacionadas ao *lote 12M2 do Vinagre de Maçã Castelo*.
Reforçamos nosso compromisso com a qualidade, segurança e transparência, valores que norteiam nossa atuação ao longo de 120 anos de história, pois sabemos que o consumidor confia em nossa marca pela consistência e pelo cuidado com a excelência.
Mesmo sendo um caso pontual, estamos cooperando integralmente com os órgãos reguladores e comunicando prontamente os consumidores.
*Informações do lote*
Pedimos que verifiquem se possuem o produto do lote mencionado. Em caso positivo, solicitamos contato pelos canais oficiais:
SAC: 0800 771 6111
E-mail: sacc@casteloalimentos.com.br
Reafirmamos nosso compromisso com a segurança e a satisfação de nossos consumidores.
Atenciosamente,
Castelo Alimentos S.A.”
Viajar de cidades grandes para Umuarama ou sair daqui para outros lugares era angustiante...
Faleceu na manhã deste domingo (18) Fabiane Lauxen Podolak, de 36 anos, engenheira de Cascavel…
Vídeos que mostram grandes peixes e paisagens submersas pouco conhecidas do Rio Paraná têm chamado…
Umuarama enfrenta um domingo (18) de tempo instável, com céu fechado nesta tarde e expectativa…
A madrugada deste domingo (18) interrompeu de forma abrupta a rotina de trabalho de Pedro…
O amor de fã não parece conhecer limites e nem de idade. Aos 84 anos,…
Este site utiliza cookies
Saiba mais