Cotidiano

MPPR emite recomendação após apontar falta de cuidadores na Casa Lar de Icaraíma

O MPPR emitiu recomendação ao Município de Icaraíma após identificar falta de cuidadores e outras irregularidades na Casa Lar. O documento, enviado nesta semana ao prefeito e ao secretário municipal de Assistência Social, determina ações imediatas para assegurar a segurança e o atendimento adequado às crianças e adolescentes acolhidos.

Segundo a orientação do Ministério Público, o auxílio nas atividades de higiene e o acompanhamento noturno devem ser realizados exclusivamente por cuidadores do mesmo sexo dos acolhidos. O MPPR emite recomendação também para que o Município comprove a designação de ao menos dois cuidadores por turno, a fim de evitar sobrecarga e garantir supervisão contínua.

A Promotoria determinou ainda que o Município demonstre a aquisição e a entrega de enxoval completo — incluindo calçados, chinelos e vestuário em boas condições — para todas as crianças e adolescentes atendidos. O documento exige, além disso, a apresentação do registro atualizado do Programa de Atendimento, do Projeto Político-Pedagógico, a regularização do imóvel onde funciona a Casa Lar e a transferência das contas de água e luz para o CNPJ municipal. O prazo para informar as medidas adotadas é de 20 dias.

A recomendação foi expedida no âmbito de um procedimento administrativo que constatou insuficiência crônica de recursos humanos na Casa Lar, onde havia apenas um cuidador por turno, situação recorrente especialmente nos fins de semana.

Mesmo diante desse cenário, uma monitora foi recentemente exonerada. Para o MPPR, o quadro é incompatível com as diretrizes técnicas e compromete a segurança e a supervisão das crianças.

Luiz Fernando

Luiz Fernando é estudante de Jornalismo na Universidade Estadual de Londrina (UEL) e trabalha há cinco anos no portal OBemdito auxiliando na cobertura de notícias em Umuarama e região.

Recent Posts

Nível do Rio Piquiri sobe e balsa entre Terra Roxa e Francisco Alves é paralisada

A travessia por balsa do Rio Piquiri está paralisada devido ao aumento do nível da…

13 minutos ago

Abstenção chega a 33,4 milhões no 1º turno das eleições e bate recorde

A abstenção no primeiro turno das Eleições 2026 chegou a 33,4 milhões de eleitores no…

32 minutos ago

Palio que capotou em Umuarama é flagrado na contramão e em alta velocidade; veja o vídeo

Um Fiat Palio Weekend que capotou na manhã desta segunda-feira (5), em Umuarama, foi flagrado…

54 minutos ago

PR-323 terá Pare e Siga e serviços em Umuarama e região nesta segunda-feira

Trabalhos da EPR Paraná atingem trechos de Tapejara, Cruzeiro do Oeste, Umuarama, Perobal, Cafezal do…

1 hora ago

Jovem sem CNH capota carro em Umuarama e é preso por embriaguez ao volante

Um jovem de 19 anos foi preso por embriaguez ao volante após capotar um Fiat…

1 hora ago

Nonsugar chega em sachê de 50 mg com proposta de praticidade e alto dulçor

A Nutrimax apresenta ao mercado uma nova forma de consumo do Nonsugar, agora disponível em…

2 horas ago

Este site utiliza cookies

Saiba mais