Anvisa retira do mercado vinagre Castelo e alimentos com creatina e fava hidrolisada
Irregularidades incluem aditivo não informado no vinagre e substâncias sem aprovação em dois alimentos
A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) determinou, nesta quarta-feira (26), o recolhimento e a imediata suspensão da comercialização, distribuição e consumo do Vinagre de Maçã da marca Castelo, produzido pela Castelo Alimentos S/A.
A decisão foi tomada após o Laudo de Análise Fiscal Definitivo do Laboratório Central de Saúde Pública do Distrito Federal (Lacen-DF) reprovar o produto no teste de pesquisa quantitativa de dióxido de enxofre. A análise identificou presença da substância em quantidade não declarada no rótulo.
O dióxido de enxofre, quando não informado no produto, pode provocar reações alérgicas em pessoas sensíveis ao composto, razão pela qual o item foi considerado irregular.
Pó para preparo de bebida é suspenso
Outro produto alvo da ação fiscal é o “Pó para preparo de bebida vegetal” das marcas Livestrong/Essential Nutrition, fabricado pela empresa INP Indústria de Alimentos Ltda.
Leia a Resolução no Diário Oficial da União
Segundo a Anvisa, o item contém proteína de fava hidrolisada, ingrediente que não teve sua segurança avaliada para uso em alimentos no Brasil. Por isso, o órgão determinou o recolhimento e suspendeu comercialização, distribuição, fabricação, divulgação e consumo.
Picolé com creatina também é alvo
A agência ainda ordenou o recolhimento do Picolé de Açaí, Guaraná e Canela Naturalle Ice, produzido pela J M J Re Torres Indústria de Alimentos Ltda.
O motivo é a adição de creatina, substância cuja segurança não foi aprovada para uso em alimentos. No país, a creatina só é permitida na forma de suplementos destinados exclusivamente ao público adulto.
As empresas deverão retirar os produtos do mercado e adotar as medidas determinadas pela Anvisa. O órgão reforça que consumidores que tenham adquirido os itens devem suspender o uso imediatamente.
Nota da empresa
OBemdito foi procurado pela empresa Castelo Alimentos S.A., que emitiu uma nota com orientações aos consumidores. Leia abaixo na íntegra:
“Prezados consumidores,
A Castelo Alimentos S.A. informa que, conforme determinação da Anvisa, está adotando todas as medidas necessárias relacionadas ao *lote 12M2 do Vinagre de Maçã Castelo*.
Reforçamos nosso compromisso com a qualidade, segurança e transparência, valores que norteiam nossa atuação ao longo de 120 anos de história, pois sabemos que o consumidor confia em nossa marca pela consistência e pelo cuidado com a excelência.
Mesmo sendo um caso pontual, estamos cooperando integralmente com os órgãos reguladores e comunicando prontamente os consumidores.
*Informações do lote*
- Produto: Vinagre de Maçã
- Marca: Castelo
- Lote: 12M2
- Data de fabricação: 25/03/2025
- Validade: 25/09/2026
Pedimos que verifiquem se possuem o produto do lote mencionado. Em caso positivo, solicitamos contato pelos canais oficiais:
SAC: 0800 771 6111
E-mail: sacc@casteloalimentos.com.br
Reafirmamos nosso compromisso com a segurança e a satisfação de nossos consumidores.
Atenciosamente,
Castelo Alimentos S.A.”





