Rudson de Souza Publisher do OBemdito

Anvisa retira do mercado vinagre Castelo e alimentos com creatina e fava hidrolisada

Irregularidades incluem aditivo não informado no vinagre e substâncias sem aprovação em dois alimentos

Vinagre de maçã da marca Castelo foi reprovado em análise do Lacen-DF por conter dióxido de enxofre não informado no rótulo (Foto Divulgação da marca)
Anvisa retira do mercado vinagre Castelo e alimentos com creatina e fava hidrolisada
Rudson de Souza - OBemdito
Publicado em 27 de novembro de 2025 às 09h42 - Modificado em 28 de novembro de 2025 às 13h53

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) determinou, nesta quarta-feira (26), o recolhimento e a imediata suspensão da comercialização, distribuição e consumo do Vinagre de Maçã da marca Castelo, produzido pela Castelo Alimentos S/A.

A decisão foi tomada após o Laudo de Análise Fiscal Definitivo do Laboratório Central de Saúde Pública do Distrito Federal (Lacen-DF) reprovar o produto no teste de pesquisa quantitativa de dióxido de enxofre. A análise identificou presença da substância em quantidade não declarada no rótulo.

O dióxido de enxofre, quando não informado no produto, pode provocar reações alérgicas em pessoas sensíveis ao composto, razão pela qual o item foi considerado irregular.

Pó para preparo de bebida é suspenso

Outro produto alvo da ação fiscal é o “Pó para preparo de bebida vegetal” das marcas Livestrong/Essential Nutrition, fabricado pela empresa INP Indústria de Alimentos Ltda.


Leia a Resolução no Diário Oficial da União


Segundo a Anvisa, o item contém proteína de fava hidrolisada, ingrediente que não teve sua segurança avaliada para uso em alimentos no Brasil. Por isso, o órgão determinou o recolhimento e suspendeu comercialização, distribuição, fabricação, divulgação e consumo.

Picolé com creatina também é alvo

A agência ainda ordenou o recolhimento do Picolé de Açaí, Guaraná e Canela Naturalle Ice, produzido pela J M J Re Torres Indústria de Alimentos Ltda.

O motivo é a adição de creatina, substância cuja segurança não foi aprovada para uso em alimentos. No país, a creatina só é permitida na forma de suplementos destinados exclusivamente ao público adulto.

As empresas deverão retirar os produtos do mercado e adotar as medidas determinadas pela Anvisa. O órgão reforça que consumidores que tenham adquirido os itens devem suspender o uso imediatamente.

Nota da empresa

OBemdito foi procurado pela empresa Castelo Alimentos S.A., que emitiu uma nota com orientações aos consumidores. Leia abaixo na íntegra:

“Prezados consumidores,

A Castelo Alimentos S.A. informa que, conforme determinação da Anvisa, está adotando todas as medidas necessárias relacionadas ao *lote 12M2 do Vinagre de Maçã Castelo*.

Reforçamos nosso compromisso com a qualidade, segurança e transparência, valores que norteiam nossa atuação ao longo de 120 anos de história, pois sabemos que o consumidor confia em nossa marca pela consistência e pelo cuidado com a excelência.

Mesmo sendo um caso pontual, estamos cooperando integralmente com os órgãos reguladores e comunicando prontamente os consumidores.

*Informações do lote*

  • Produto: Vinagre de Maçã
  • Marca: Castelo
  • Lote: 12M2
  • Data de fabricação: 25/03/2025
  • Validade: 25/09/2026

Pedimos que verifiquem se possuem o produto do lote mencionado. Em caso positivo, solicitamos contato pelos canais oficiais:
SAC: 0800 771 6111
E-mail: sacc@casteloalimentos.com.br

Reafirmamos nosso compromisso com a segurança e a satisfação de nossos consumidores.
Atenciosamente,
Castelo Alimentos S.A.”

Participe do nosso grupo no WhatsApp e receba as notícias do OBemdito em primeira mão.