Cotidiano

Operação Cripto: PF mira em grupo especializado em lavagem de dinheiro e uso de criptoativos

A Operação Cripto foi deflagrada pela Polícia Federal (PF) de Guaíra nesta terça-feira (25) e investiga um grupo criminoso especializado em lavagem de capitais, tráfico de drogas e tráfico de armas na região de fronteira. Durante a ação, equipes cumpriram seis mandados de busca e apreensão e dois mandados de prisão no município, todos expedidos pela Justiça Federal.

De acordo com a PF, a organização criminosa utilizava diferentes estratégias para ocultar a origem ilícita dos valores, como negócios simulados com imóveis, criação de empresas de fachada e uso de veículos e serviços de transporte para movimentar recursos. A investigação também apontou que o grupo operava com criptoativos, dificultando o rastreamento das transações pelas autoridades financeiras — ponto central da Operação Cripto.

As apurações foram embasadas em análises financeiras, fiscais e patrimoniais, que revelaram o uso de múltiplas empresas fictícias para dispersar e esconder os lucros obtidos com atividades ilícitas. No período analisado, mais de R$ 330 milhões foram movimentados.

A PF destacou que segue atuando para recuperar os ativos ilícitos, por meio da identificação, sequestro, apreensão e bloqueio de bens e valores, visando à descapitalização completa do grupo criminoso.

Leia também: Foragido por crime de incêndio em SC é localizado e preso em Umuarama

Luiz Fernando

Luiz Fernando é estudante de Jornalismo na Universidade Estadual de Londrina e trabalha há três anos no portal OBemdito auxiliando na cobertura de notícias em Umuarama e região.

Recent Posts

Avião que seguia para Curitiba cai no litoral de SC; duas pessoas ficam gravemente feridas

Duas pessoas ficaram gravemente feridas após a queda de um avião de pequeno porte na…

10 horas ago

Criminosos furtam cerca de 750 quilos de sal mineral de depósito em Cafezal do Sul

Um furto de grandes proporções mobilizou a Polícia Militar na tarde desta segunda-feira (6), em…

10 horas ago

Jovem perde o controle de carro e bate em poste em frente ao 25º BPM, em Umuarama

Uma jovem de 18 anos escapou sem ferimentos após perder o controle do carro e…

10 horas ago

Casos de violência doméstica mobilizam a Polícia Militar em Umuarama e Altônia

Duas ocorrências de violência doméstica registradas nesta segunda-feira (6) mobilizaram equipes da Polícia Militar em…

11 horas ago

Após feminicídio, bebê de um ano é encontrado mamando no peito da mãe

Uma cena que chocou até os policiais marcou um caso de feminicídio registrado na madrugada…

11 horas ago

Sicoob anuncia a ampliação de recursos disponibilizados ao produtor rural

Após o lançamento do novo Plano Safra pelo governo federal, o Sicoob Sistema de Cooperativas…

11 horas ago

Este site utiliza cookies

Saiba mais