Lançamento da Operação Natal reuniu Polícia Militar, Guarda Municipal, BPFron, Corpo de Bombeiros e autoridades civis (Rudson de Souza/OBemdito)
A Operação Natal foi lançada oficialmente na tarde desta segunda-feira (24) na Praça Santos Dumont, no centro de Umuarama, reunindo tropas do 25º Batalhão da Polícia Militar (25º BPM), equipes da Guarda Municipal, representantes do Batalhão de Fronteira (BPFron) e do 2ª Companhia Independente de Bombeiro Militar (2ª CIBM).
A solenidade contou ainda com a presença do prefeito Fernando Scanavaca, da presidente da Associação Comercial, Industrial e Agrícola de Umuarama (Aciu), Carla Regina Moreira Frasquette Antunes, e do representante do Conselho de Segurança (Conseg), o advogado Esmael Alves.
A operação integra o conjunto de ações estaduais da Polícia Militar do Paraná para o período de fim de ano, quando aumenta a circulação de consumidores e comerciantes nas áreas centrais das cidades. O objetivo é reforçar a presença policial, prevenir furtos e roubos e ampliar a sensação de segurança durante a alta movimentação típica das festas.
Em seu discurso, o prefeito Fernando Scanavaca adotou tom descontraído ao desejar um fim de ano tranquilo para o comércio local. “Espero que a polícia não tenha muito trabalho nesta temporada. Que nossa cidade viva dias de paz, sem registros de criminalidade, e que as famílias aproveitem as compras de Natal com tranquilidade”, afirmou.
Segundo a corporação, a Operação Natal envolve efetivos operacionais e administrativos que atuarão em policiamento a pé, motorizado, montado e com apoio aéreo. As ações serão ajustadas diariamente conforme o fluxo de pessoas nas principais áreas comerciais da cidade.
O comandante do 25º Batalhão da PM, tenente-coronel Cláudio Roberto Longo Silva, reforçou a necessidade do trabalho intensificado. “É necessário o reforço do patrulhamento ostensivo neste período, quando cresce o número de pessoas, veículos e recursos no centro e em alguns bairros”, afirmou.
“Temos planejado e executado a operação nos últimos anos com resultados muito positivos. No ano passado, não registramos nenhuma ocorrência nos 15 dias de atuação. Nosso objetivo é repetir esse cenário, garantindo tranquilidade para as compras de fim de ano.”
O 25º BPM também coordena o reforço de segurança em cidades da região, como Alto Paraíso, Douradina, Ivaté, Icaraíma, Perobal, Maria Helena e Xambrê, além das áreas atendidas pela 2ª Companhia, entre elas Iporã, Alto Piquiri, Altônia, Brasilândia do Sul, Cafezal do Sul, Esperança Nova, Francisco Alves, Pérola e São Jorge do Patrocínio.
(Imagens Rudson de Souza/OBemdito)
Viajar de cidades grandes para Umuarama ou sair daqui para outros lugares era angustiante...
Faleceu na manhã deste domingo (18) Fabiane Lauxen Podolak, de 36 anos, engenheira de Cascavel…
Vídeos que mostram grandes peixes e paisagens submersas pouco conhecidas do Rio Paraná têm chamado…
Umuarama enfrenta um domingo (18) de tempo instável, com céu fechado nesta tarde e expectativa…
A madrugada deste domingo (18) interrompeu de forma abrupta a rotina de trabalho de Pedro…
O amor de fã não parece conhecer limites e nem de idade. Aos 84 anos,…
Este site utiliza cookies
Saiba mais