Umuarama

Resgate na madrugada põe fim ao drama de Chifu, cão que mobilizou bairro de Umuarama; vídeo

Na madrugada desta quinta-feira (20), quando o Parque Interlagos, em Umuarama, ainda dormia e a rua estava tomada pelo silêncio da 1h da manhã, um latido tímido cortou o ar. Vinha do sobrado, onde uma moradora já familiarizada com a saga que movimentava o bairro há três dias reconheceu o som. “Era o Chifu”, ela pensou na hora. E era mesmo.

A partir dali, tudo se desenrolou rápido, a vizinha telefonou para Cleide da Silva Bruno Souza, dona do cão de 7 anos, e imediatamente para os bombeiros. Pela primeira vez desde segunda-feira, havia esperança concreta de que Chifu estava vivo.

O sumiço que mobilizou um bairro inteiro

A segunda-feira (17) começou como tantas outras para a família. Por volta das 18h30, Cleide e a filha saíram para passear com os quatro cães de casa. Dois deles caminham sempre soltos e tranquilos, acostumados ao bairro. Entre eles, o Chifu.

Mas, a alguns metros de casa, algo deu errado. “A gente andou um pouquinho e, quando olhamos para trás, ele não estava mais”, lembra Cleide. Começou então uma busca que se espalhou pelo Interlagos 2. Ruas percorridas de carro, de moto, vizinhos acionados, grupos de WhatsApp movimentados.

Chifu, de 7 anos, reencontrou a dona durante o resgate pelos bombeiros; operação mobilizou moradores e familiares no Parque Interlagos

Na terça-feira à noite, chegou a primeira pista, alguém teria visto o animal dentro de um bueiro perto do condomínio Versalhes. A família correu, olhou um por um e nada.

Na quarta-feira, já sabendo mais ou menos a área onde ele poderia estar, moradores se juntaram e passaram a vasculhar todos os bueiros do entorno. O Corpo de Bombeiros abriu tampas, orientou a família. “Colocamos comida ali na esperança de que ele voltasse. Mesmo assim, nada”, conta Cleide. A essa altura, a angústia já dava lugar ao cansaço e ao medo do pior. Mas o bairro não desistiu.

O latido na madrugada e o reencontro

Pouco depois da 1h desta quinta-feira, na rua Marli Terezinha Marcondes, como num acordo silencioso entre destino e persistência, ecoou o latido que reacendeu tudo. A vizinha ouviu, reconheceu e agiu. Os militares do Corpo de Bombeiros foram acionados e chegaram rápido. Segundo o aspirante Augusto Malheiros, participaram da operação o subtenente Edison Rezende, o sargento Marcos Roberto Perecin e o soldado Eduardo Borges, da 2ª Companhia Independente de Bombeiro Militar (2ª CIBM).

Chifu estava lá assustado, sujo e muito cansado, mas vivo. Quando os bombeiros o alcançaram e trouxeram para fora, Cleide se aproximou e o abraçou ainda durante o resgate. “Foi maravilhoso. Eu já estava perdendo as esperanças”, disse, emocionada.

Após três dias desaparecido, Chifu reencontra a família durante resgate que mobilizou vizinhos, grupo do bairro e equipes do Corpo de Bombeiros

A filha, Elaine Bruno Souza Almeida, também celebrou. “Gente, boa notícia! O Chifu foi encontrado, está salvo. Agradeço a todo mundo que compartilhou, aos vizinhos, ao pessoal do grupo, ao bairro inteiro que se mobilizou. A mulher que ouviu o latido ligou para minha mãe, minha mãe ligou para os bombeiros… e deu tudo certo.”

Mais que um resgate, um gesto coletivo

A história terminou com lágrimas, abraços e um cachorro que, apesar do susto, saiu ileso. No bairro, fica a lembrança de uma mobilização raramente vista de gente que procurou de lanterna na mão, de quem abriu portões para ajudar, de quem deixou comida nos bueiros, de quem compartilhou alertas noite adentro.

“Somos muito gratas ao pessoal do bairro Interlagos 2, a todos que ajudaram e ao Corpo de Bombeiros, que foi impecável”, disse Cleide. Chifu voltou para casa. E o Parque Interlagos amanheceu um pouco mais leve neste feriado nacional, dia de Zumbi e da Consciência Negra.

Bombeiros retiram Chifu do bueiro enquanto a dona, emocionada, acompanha o fim do resgate que uniu moradores do Parque Interlagos

(Com imagens de Elaine Bruno Souza Almeida)

Rudson de Souza

Jornalista formado pela Universidade Norte do Paraná (Unopar) e historiador pela Universidade Paranaense (Unipar), construiu sua trajetória entre o jornalismo impresso e o digital, com atuação em diferentes editorias e dedicação à reportagem, à investigação jornalística, à apuração rigorosa e ao relacionamento com fontes. Também possui especializações em Toolkit de IA para News, pela Google News Initiative, e em Storytelling e Técnicas de Apresentação: Conceitos Gerais de Comunicação, pela Fundação Getulio Vargas (FGV).

Recent Posts

Duplicação da Estrada Bonfim vai ampliar corredor viário e mudar trânsito em Umuarama

A duplicação da Estrada Bonfim marca uma nova etapa na expansão da infraestrutura viária de…

3 minutos ago

Homem é detido com motocicleta com numeração do chassi raspada em Umuarama

Um homem de 33 anos foi detido na manhã de sexta-feira (6), em Umuarama, após…

13 minutos ago

Caminhonete Fiat Toro é furtada em frente a residência do proprietário em Douradina

Uma caminhonete Fiat Toro foi furtada na manhã de sexta-feira (6), no bairro Parque Dona…

23 minutos ago

Black November Uvel Chevrolet traz oportunidades para comprar seu carro novo

Novembro chegou e, com ele, a oportunidade que os consumidores tanto aguardavam. A Uvel acaba…

23 minutos ago

Pente-fino no cemitério de Umuarama encontra larvas do mosquito da dengue em 19 recipientes

Agentes de combate a endemias realizaram uma operação de fiscalização no Cemitério Municipal de Umuarama…

51 minutos ago

Papa Leão XIV envia mensagem a Lula durante voo sobre o Brasil

O papa Leão XIV enviou uma mensagem ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva nesta…

1 hora ago

Este site utiliza cookies

Saiba mais