Paraná

Pérola: Colégio Estadual Nestor Victor será cívico-militar a partir do próximo ano

O Paraná terá mais 33 colégios no sistema cívico-militar, totalizando 345 instituições dentro do modelo, sendo 12 delas pelo Programa Paraná Integral (PPI). Entre eles está o Colégio Estadual Nestor Victor, do município de Pérola, que integra o Núcleo Regional de Educação de Umuarama. Esse é um dos resultados da consulta pública realizada no começo da semana em escolas da rede estadual. 

A aprovação pela comunidade escolar, registrada em quase 60% das unidades consultadas, confirma a ampla aceitação do modelo e consolida o Estado como detentor da maior rede de colégios cívico-militares do País.

O modelo integra práticas de gestão civil com a atuação de militares da reserva (inativos) em funções administrativas e de apoio à rotina escolar. A ampliação do projeto reflete a demanda das comunidades e o desempenho obtido nos indicadores de organização, disciplina e ambiente escolar, além do alinhamento ao planejamento estratégico da Secretaria de Estado da Educação.

Os novos colégios ficam em Apucarana, Arapongas, Sabáudia, Engenheiro Beltrão, Cafelândia, Cascavel, Japurá, São Tomé, Assaí, Curitiba, Dois Vizinhos, Santa Terezinha do Itaipu, Guarapuava, Ivaiporã, Joaquim Távora, Abatiá, Loanda, Itaúna do Sul, Lobato, Paiçandu, Maringá, Paranaguá, Pontal do Paraná, Toledo e Pérola. Confira a lista completa AQUI . A publicação oficial do resultado será feita em Diário Oficial.

“Os colégios cívico-militares já estão consolidados como sucesso entre as comunidades escolares que adotaram o modelo, mantendo alta demanda de procura. O modelo é aprovado por 89,3% dos pais e responsáveis e 90,4% de professores e pedagogos. O grau de recomendação do sistema educacional também é significativo, com 85,9% pontuando que indicariam o modelo para outros pais”, destaca o secretário de educação, Roni Miranda.

Votação do sistema cívico-militar

Participaram do processo os membros das comunidades escolares aptos à votação: pais e responsáveis, alunos maiores de 18 anos, professores e servidores. Ao todo 25.830 pessoas estavam habilitadas a votar, sendo 21.509 responsáveis por alunos menores, 1.126 estudantes maiores de idade e 3.195 servidores das unidades.

“Com as novas instituições que decidiram pela adesão ao modelo de oferta de ensino, o objetivo é diminuir a fila de mais de 11 mil estudantes no aguardo de vagas em escolas cívico-militares”, complementa o secretário.

Outros colégios da região de Umuarama integravam a lista de votação, porém, a comunidade não aprovou a mudança. Confira abaixo:

– Cafezal do Sul – Colégio Estadual Tiradentes

– Francisco Alves – Colégio Estadual Vicente Tomazini

– Perobal – Colégio Estadual Ana Neri

– Umuarama – Colégio Estadual Vereador José Balan

– Umuarama – Colégio Estadual Tiradentes

Parceiro da escola

A Secretaria de Estado da Educação (Seed-PR) também divulgou a lista do colégios que podem participar do Programa Parceiro da Escola em 2026. São 14 escolas de 11 municípios (Roncador, Laranjeiras do Sul, Curitiba, Balsa Nova, Campina Grande do Sul, Sarandi, Maringá, Ponta Grossa, Londrina, Porecatu e Mauá da Serra). Consulte os nomes AQUI.

(Informações: AEN)

Jaqueline Mocellin

Recent Posts

Ginástica Rítmica da Unipar faz apresentação gratuita de espetáculo no dia 13

Evento gratuito marca o encerramento das atividades de 2025 e reúne cerca de 105 crianças…

6 horas ago

Solenidade oficializa Dom Frei Pedro Cesário Palma como bispo diocesano de Jardim

O religioso, que atuava em Umuarama, assumiu oficialmente a missão de bispo diocesano

6 horas ago

Apesar de apelo nacional, paralisação de caminhoneiros em Umuarama é incerta

Chamado impulsionado por vídeos divide a categoria, que teme uso político do movimento

6 horas ago

Programação de Natal movimenta Cruzeiro do Oeste com espetáculos e passeio do Papai Noel

Cidade recebe atrações culturais, espetáculo teatral e passeio do Bom Velhinho pelo comércio

6 horas ago

Ação entrega óculos gratuitamente para alunos da rede municipal de Umuarama

O projeto atendeu mais de 6.500 alunos e garantiu a entrega dos óculos para os…

7 horas ago

Medo de ataque escolar leva mãe a entregar armas em igreja no Paraná

PM apreendeu facas, machadinha, socos-ingleses e máscaras após denúncia

7 horas ago

Este site utiliza cookies

Saiba mais