Foto ilustrativa: Lucas Fermin/Seed
O Paraná terá mais 33 colégios no sistema cívico-militar, totalizando 345 instituições dentro do modelo, sendo 12 delas pelo Programa Paraná Integral (PPI). Entre eles está o Colégio Estadual Nestor Victor, do município de Pérola, que integra o Núcleo Regional de Educação de Umuarama. Esse é um dos resultados da consulta pública realizada no começo da semana em escolas da rede estadual.
A aprovação pela comunidade escolar, registrada em quase 60% das unidades consultadas, confirma a ampla aceitação do modelo e consolida o Estado como detentor da maior rede de colégios cívico-militares do País.
O modelo integra práticas de gestão civil com a atuação de militares da reserva (inativos) em funções administrativas e de apoio à rotina escolar. A ampliação do projeto reflete a demanda das comunidades e o desempenho obtido nos indicadores de organização, disciplina e ambiente escolar, além do alinhamento ao planejamento estratégico da Secretaria de Estado da Educação.
Os novos colégios ficam em Apucarana, Arapongas, Sabáudia, Engenheiro Beltrão, Cafelândia, Cascavel, Japurá, São Tomé, Assaí, Curitiba, Dois Vizinhos, Santa Terezinha do Itaipu, Guarapuava, Ivaiporã, Joaquim Távora, Abatiá, Loanda, Itaúna do Sul, Lobato, Paiçandu, Maringá, Paranaguá, Pontal do Paraná, Toledo e Pérola. Confira a lista completa AQUI . A publicação oficial do resultado será feita em Diário Oficial.
“Os colégios cívico-militares já estão consolidados como sucesso entre as comunidades escolares que adotaram o modelo, mantendo alta demanda de procura. O modelo é aprovado por 89,3% dos pais e responsáveis e 90,4% de professores e pedagogos. O grau de recomendação do sistema educacional também é significativo, com 85,9% pontuando que indicariam o modelo para outros pais”, destaca o secretário de educação, Roni Miranda.
Participaram do processo os membros das comunidades escolares aptos à votação: pais e responsáveis, alunos maiores de 18 anos, professores e servidores. Ao todo 25.830 pessoas estavam habilitadas a votar, sendo 21.509 responsáveis por alunos menores, 1.126 estudantes maiores de idade e 3.195 servidores das unidades.
“Com as novas instituições que decidiram pela adesão ao modelo de oferta de ensino, o objetivo é diminuir a fila de mais de 11 mil estudantes no aguardo de vagas em escolas cívico-militares”, complementa o secretário.
Outros colégios da região de Umuarama integravam a lista de votação, porém, a comunidade não aprovou a mudança. Confira abaixo:
– Cafezal do Sul – Colégio Estadual Tiradentes
– Francisco Alves – Colégio Estadual Vicente Tomazini
– Perobal – Colégio Estadual Ana Neri
– Umuarama – Colégio Estadual Vereador José Balan
– Umuarama – Colégio Estadual Tiradentes
A Secretaria de Estado da Educação (Seed-PR) também divulgou a lista do colégios que podem participar do Programa Parceiro da Escola em 2026. São 14 escolas de 11 municípios (Roncador, Laranjeiras do Sul, Curitiba, Balsa Nova, Campina Grande do Sul, Sarandi, Maringá, Ponta Grossa, Londrina, Porecatu e Mauá da Serra). Consulte os nomes AQUI.
(Informações: AEN)
Cinco vereadores foram eleitos deputados neste domingo (4) e deixarão o Legislativo da capital; três…
Alep terá renovação de 42,59% a partir de 2027; nenhum candidato de Umuarama conquistou cadeira,…
O Paraná definiu neste domingo (4) os 30 deputados federais que representarão o Estado na…
Elfabrio é destinado a adultos e atua substituindo uma enzima cuja deficiência pode provocar problemas…
Dois ex-governadores do Paraná que tentavam cadeiras no Congresso, em Brasília, saíram frustrados nas eleições…
Uma mulher morreu após um acidente envolvendo uma motocicleta e um carro na manhã de…
Este site utiliza cookies
Saiba mais