Rudson de Souza Publisher do OBemdito

Fiscalização da Lei Seca volta a ser reforçada em Umuarama com blitz, notificações e apreensão

Ação ocorreu na tarde desta quarta (19) e integra o calendário da Operação Lei Seca

Fiscalização da Lei Seca volta a ser reforçada em Umuarama com blitz, notificações e apreensão
Rudson de Souza - OBemdito
Publicado em 19 de novembro de 2025 às 18h18 - Modificado em 19 de novembro de 2025 às 18h18

A Operação Lei Seca 2025 foi realizada pelo 25º Batalhão da Polícia Militar no fim da tarde desta quarta-feira (19), no perímetro urbano de Umuarama.

A ação, iniciada às 16h, integrou o conjunto de fiscalizações voltadas à redução de acidentes e mortes no trânsito, com foco em coibir a condução de veículos por motoristas sob efeito de álcool ou outras substâncias psicoativas.

Segundo a Polícia Militar, o ponto de abordagem foi escolhido estrategicamente para ampliar a eficácia da fiscalização e reforçar a prevenção de sinistros viários. A operação faz parte das ações permanentes do batalhão para aumentar a segurança nas vias urbanas.

Resultados da operação

  • 29 veículos fiscalizados
  • 3 notificações confeccionadas
  • 1 motoneta apreendida

A Polícia Militar destaca que as blitzes da Lei Seca devem continuar de forma constante ao longo de 2025, em diferentes pontos da cidade e da região.

Dirigir após consumir bebida alcoólica é uma decisão perigosa e com consequências gravíssimas. O álcool afeta diretamente o sistema nervoso, comprometendo o tempo de reação, a coordenação motora e a capacidade de julgamento, elementos essenciais para uma direção segura.

Essa combinação transforma o veículo em um risco iminente, não apenas para o motorista, mas para todos ao seu redor. O resultado pode ser acidentes trágicos, com vítimas fatais, além de implicações legais severas, como multas, suspensão da carteira e até prisão. É uma escolha que coloca vidas em jogo de forma irresponsável e totalmente evitável. A única atitude correta é: se bebeu, não dirija.

Crime

Dirigir sob influência de álcool é, de fato, considerado um crime de trânsito pela Lei Seca (Lei 11.705/08). Ele está previsto no Código de Trânsito Brasileiro (CTB) como “conduzir veículo sob influência de álcool”.

A ação vai muito além de uma simples infração porque o condutor, consciente do perigo, coloca em risco a vida de outras pessoas. As consequências são severas e incluem:

  • Multa gravíssima (quase R$ 3.000,00);
  • Suspensão do direito de dirigir;
  • Apreensão do veículo;
  • Possibilidade de prisão em flagrante, que pode ser convertida em pagamento de fiança.

Em casos mais graves, se o ato de dirigir embriagado resultar em um acidente com vítimas, as penas podem se agravar significativamente, podendo ser enquadrado como lesão corporal grave ou culposa (se houver feridos) ou até homicídio doloso (se houver morte e for provado que o motorista assumiu o risco de matar).

Participe do nosso grupo no WhatsApp e receba as notícias do OBemdito em primeira mão.