Operação revela alcance nacional de facção com quatro prisões em Umuarama; vídeo
Gaeco e Polícia Militar cumpriram mandados de prisão e de busca em 15 municípios do Paraná nesta quarta (19)
O Ministério Público do Paraná deflagrou nesta quarta-feira (19) a Operação Quadrante, que mira lideranças de uma facção criminosa com atuação no Paraná e em outros estados.
A ofensiva, conduzida pelo Gaeco de Umuarama em parceria com a Polícia Militar e a Polícia Penal, cumpriu 34 ordens judiciais em 15 municípios, sendo 21 mandados de prisão preventiva e 13 de busca e apreensão (a ordem total informada pelo MP é 34, embora o promotor cite 14 buscas).
Facção no Estado
Segundo o promotor de Justiça Guilherme Franchi da Silva, a ação busca aprofundar a investigação sobre a estrutura da organização criminosa. “O objetivo é apurar o crime de organização criminosa praticado por integrantes de uma facção com atuação no Estado do Paraná e em outras unidades da Federação”, afirmou.

Ele acrescentou que as diligências seguem em andamento e que documentos e objetos apreendidos serão analisados para identificar outros envolvidos.
As ações são realizadas em Umuarama, Londrina, Cascavel, Cruzeiro do Oeste, Assis Chateaubriand, Apucarana, Astorga, Paranavaí, Foz do Iguaçu, Piraquara, Guaratuba, Guaíra, Francisco Beltrão, Ponta Grossa e Paranaguá. Parte dos alvos ainda não foi localizada.
Prisões e buscas
A lista de mandados inclui quatro prisões e três buscas em Umuarama; duas prisões e uma busca em Londrina; uma prisão e uma busca em Cascavel; e uma prisão em Cruzeiro do Oeste.
Também foram cumpridos dois mandados de prisão e um de busca em Assis Chateaubriand; uma prisão em Apucarana; uma prisão e uma busca em Astorga; e uma prisão e uma busca em Paranavaí.
Em Foz do Iguaçu, as equipes executaram duas prisões e uma busca, enquanto em Piraquara foram duas prisões. Em Guaratuba, houve uma prisão e uma busca; em Guaíra, uma prisão; e em Francisco Beltrão, uma prisão.

A operação também cumpriu uma prisão e uma busca em Ponta Grossa, além de uma prisão e uma busca em Paranaguá.
A ação contou com apoio da Polícia Penal e das unidades da Polícia Militar do 25º BPM, 30º BPM, 6º BPM, 31º BPM, 9ª CIPM, 8º BPM, 14º BPM, 9º BPM e 1º BPM. As ordens judiciais foram cumpridas simultaneamente em todas as regiões do estado.
(Com imagens da PMPR e Gaeco)





