Rudson de Souza Publisher do OBemdito

Com quatro alvos, operação em Umuarama mira organização criminosa ativa em vários estados

Ação mira lideranças suspeitas de comandar atividades ilícitas em várias regiões do país

Policiais do Gaeco e do 25º BPM cumpriram mandados em 15 cidades do Paraná durante a Operação Quadrante (Foto PMPR)
Com quatro alvos, operação em Umuarama mira organização criminosa ativa em vários estados
Rudson de Souza - OBemdito
Publicado em 19 de novembro de 2025 às 10h07 - Modificado em 21 de novembro de 2025 às 10h35

A Operação Quadrante foi deflagrada na manhã desta quarta-feira (19) pelo 25º Batalhão da Polícia Militar e pelo Núcleo Regional de Umuarama do Gaeco (Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado). A ação investiga uma organização criminosa com atuação no Paraná e em outros estados, segundo a Polícia Militar e o Ministério Público do Paraná (MPPR).

Durante a ofensiva, foram cumpridas 35 ordens judiciais nas cidades de Umuarama, Londrina, Cascavel, Cruzeiro do Oeste, Assis Chateaubriand, Apucarana, Astorga, Paranavaí, Foz do Iguaçu, Piraquara, Paranaguá, Guaratuba, Guaíra, Francisco Beltrão e Ponta Grossa. Em Umuarama, quatro alvos foram atingidos.

De acordo com o MPPR, o objetivo da operação é aprofundar as investigações sobre lideranças de uma facção criminosa suspeita de articular e coordenar atividades ilícitas em diferentes regiões do país. Nesta fase, os mandados incluíram buscas e outras medidas determinadas pela Justiça.

A ação contou com apoio da Polícia Penal e de diversas unidades da Polícia Militar, entre elas o 25º BPM, 30º BPM, 6º BPM, 31º BPM, 9ª CIPM, 8º BPM, 14º BPM, 9º BPM e 1º BPM. As ordens judiciais foram cumpridas simultaneamente em todas as regiões do estado.

Whatsapp Image 2025 11 19 At 07.49.38

Desafio para Justiça

A atuação de facções e organizações criminosas no Brasil representa um dos maiores desafios para a segurança pública. Esses grupos expandiram seu poder para além dos presídios, controlando territórios e diversificando suas atividades ilícitas, como o tráfico de drogas, a milícia e o crime cibernético.

Sua violência gera um ciclo de insegurança que corrói a vida nas comunidades e sobrecarrega o sistema de justiça. Combater essa rede complexa exige estratégias integradas de inteligência, investigação financeira e, sobretudo, políticas sociais eficazes que ataquem as raízes do problema.

Operação Quadrante investiga organização criminosa e busca quatro alvos em Umuarama.

(Com imagens da PMPR)

Participe do nosso grupo no WhatsApp e receba as notícias do OBemdito em primeira mão.