Jaqueline Mocellin Publisher do OBemdito

Unidades de saúde de Umuarama terão ações diárias da campanha Novembro Azul

O ponto alto da campanha será o ‘Dia D’, que concentrará uma série de serviços gratuitos no CEM no dia 29

Foto: Assessoria PMU
Unidades de saúde de Umuarama terão ações diárias da campanha Novembro Azul
Jaqueline Mocellin - OBemdito
Publicado em 18 de novembro de 2025 às 19h37 - Modificado em 18 de novembro de 2025 às 19h37

As unidades básicas de saúde (UBS) de Umuarama realizam uma programação especial da Campanha Novembro Azul, com ações diárias voltada à saúde do homem. As atividades acontecerão durante o horário normal de funcionamento. A intenção é prevenir doenças por meio da orientação e da realização de consultas e exames, quando necessário.

O ponto alto da campanha será o ‘Dia D’, que concentrará uma série de serviços gratuitos no próximo dia 29, um sábado. O ‘Dia D’ terá atendimento das 8h às 12h no Centro de Especialidades Médicas (CEM).

Durante o Novembro Azul, a Secretaria de Saúde ofertará testes de glicemia (diabetes), verificação de pressão arterial e avaliação oftalmológica. Além disso, haverá exames de PSA (antígeno prostático) para avaliar a saúde da próstata e avaliação urológica com médico especialista.

A Atenção Primária à Saúde (APS), que integra a Secretaria Municipal de Saúde, promove a campanha Novembro Azul. Alguns parceiros, como a Universidade Paranaense (Unipar), o Hospital de Olhos de Umuarama (HOU) e a Liga de Urologia da Unipar, também participam.

“Teremos neste dia a presença de um profissional urologista a fim de orientar os homens. Para esclarecer dúvidas e facilitar a avaliação na prevenção ao câncer de próstata”, reforçou a chefe de Divisão da Atenção Primária à Saúde, Valverleia Inês de Andrade Silva.

Ela lembra que neste mês, além do Novembro Azul, também acontece o Novembro Vermelho, uma campanha voltada à saúde bucal. “Ao longo do mês, os dentistas da saúde municipal estão conscientizando os pacientes e o público em geral, nas UBS, sobre a prevenção ao câncer bucal e a importância do acompanhamento odontológico para evitar doenças na boca”, completou.

Leia também: Paraná abrirá concurso com 641 vagas para a Saúde em 2026; edital sai até janeiro.

(Informações: Assessoria PMU)

Participe do nosso grupo no WhatsApp e receba as notícias do OBemdito em primeira mão.