Rudson de Souza Publisher do OBemdito

Paraná abrirá concurso com 641 vagas para a Saúde em 2026; edital sai até janeiro

Seleção terá oportunidades para níveis técnico e superior

Paraná abrirá concurso com 641 vagas para a Saúde em 2026; edital sai até janeiro
Rudson de Souza - OBemdito
Publicado em 18 de novembro de 2025 às 17h19 - Modificado em 18 de novembro de 2025 às 17h28

O Governo do Paraná vai realizar em 2026 um novo concurso público para reforçar o quadro de servidores da Secretaria de Estado da Saúde (Sesa). O certame terá 641 vagas distribuídas entre cargos de nível técnico e superior. A banca responsável será a Fundação FAFIPA, de Paranavaí, e o edital com datas, locais de prova e cronograma de inscrições deve ser publicado até o fim de janeiro.

Das vagas ofertadas, 325 são para o cargo de Promotor de Saúde Profissional, que contempla 24 áreas, entre elas administração, enfermagem, medicina, odontologia, psicologia, fisioterapia, nutrição, engenharia (agrônoma, civil, elétrica e mecânica), contabilidade, biomedicina, biologia, físico, arquiteto, analista de sistemas, médico do trabalho, hematologista, psiquiatra e médico veterinário.

Outras 316 vagas serão destinadas a profissionais de nível técnico: técnico de enfermagem, técnico de laboratório e técnico de segurança do trabalho.

O concurso será o primeiro realizado para o Quadro Próprio da Saúde (QPSS) desde 2016. “São profissionais que vão vir para colaborar e atender a nossa população. Teremos um reforço bastante importante no quadro profissional”, afirmou o secretário estadual da Saúde, Beto Preto.

O secretário da Administração e Previdência, Luizão Goulart, destacou que a medida reforça a modernização do serviço público. “Estamos valorizando a administração eficiente do Estado do Paraná na área da saúde, trazendo novos profissionais e deixando o serviço público cada vez mais preparado”, disse.

Além da abertura do concurso, a Sesa formalizou, nos últimos meses, 4,5 mil promoções e progressões de servidores do QPSS. Até o final do ano, outros 400 servidores devem ser contemplados. O investimento total previsto para 2025 é de R$ 52 milhões.

(Com informações da Agência Estadual)

Participe do nosso grupo no WhatsApp e receba as notícias do OBemdito em primeira mão.