Rudson de Souza Publisher do OBemdito

PF prende dono do banco Master ao tentar deixar o país em ação contra títulos falsos

Investigação apura uso de títulos de crédito falsos em instituições financeiras

Agentes da Polícia Federal durante operação que resultou na prisão do empresário Daniel Vorcaro no Aeroporto de Guarulhos (SP) (Foto Rede
PF prende dono do banco Master ao tentar deixar o país em ação contra títulos falsos
Rudson de Souza - OBemdito
Publicado em 18 de novembro de 2025 às 09h48 - Modificado em 18 de novembro de 2025 às 09h52

A Polícia Federal prendeu, nesta quarta-feira (18), o empresário Daniel Vorcaro, dono do banco Master, no Aeroporto Internacional de Guarulhos (SP), quando ele tentava deixar o país. Ele está detido na Superintendência da PF, em São Paulo.

A prisão ocorre no âmbito da Operação Compliance Zero, deflagrada nesta quarta-feira (18) para combater a emissão de títulos de crédito falsos por instituições financeiras que integram o Sistema Financeiro Nacional.

A PF cumpre cinco mandados de prisão preventiva, dois de prisão temporária e 25 mandados de busca e apreensão, além de outras medidas cautelares, nos estados do Rio de Janeiro, São Paulo, Minas Gerais, Bahia e no Distrito Federal.

As investigações começaram em 2024, após requisição do Ministério Público Federal para apurar a possível fabricação de carteiras de crédito insubsistentes por uma instituição financeira. Segundo a PF, esses títulos teriam sido vendidos a outro banco e, após fiscalização do Banco Central, substituídos por ativos sem avaliação técnica adequada.

Além do uso de títulos falsos, estão sendo investigados crimes de gestão fraudulenta, gestão temerária e organização criminosa, entre outros. A detenção de Vorcaro ocorre um dia depois do anúncio da compra do banco Master pela Fictor Holding Financeira.

A defesa do empresário ainda não se manifestou.

(OBemdito com informações da Agência Brasil)

Participe do nosso grupo no WhatsApp e receba as notícias do OBemdito em primeira mão.