Foto: Lula Marques/Agência Brasil
A Polícia Federal (PF) prendeu nesta quinta-feira (13) o ex-presidente do INSS, Alessandro Stefanutto, durante uma operação que investiga um esquema bilionário de descontos indevidos em aposentadorias e pensões de segurados do Instituto Nacional do Seguro Social.
A ação, batizada de Operação Sem Desconto, também tem como alvo o ex-ministro da Previdência José Carlos Oliveira, que comandou a pasta durante o governo Jair Bolsonaro (PL) e agora deverá usar tornozeleira eletrônica.
O Supremo Tribunal Federal (STF) autorizou o cumprimento das medidas, realizadas em 15 estados e no Distrito Federal. A Polícia Federal expediu 63 mandados de busca e apreensão, 10 de prisão preventiva e diversas medidas cautelares, como restrições de movimentação e bloqueio de bens.
A operação conta com o apoio da Controladoria-Geral da União (CGU) e investiga crimes de inserção de dados falsos em sistemas oficiais, organização criminosa, estelionato previdenciário, corrupção ativa e passiva, além de ocultação e dilapidação patrimonial.
Segundo os investigadores, o grupo utilizava dados de beneficiários do INSS para aplicar descontos não autorizados em folha, vinculados a associações e sindicatos fictícios. Assim, o esquema desviava valores de aposentados e pensionistas em todo o país. Ainda conforme a PF, há indícios de pagamento de propina a servidores públicos e de lavagem de dinheiro para ocultar a origem dos recursos desviados.
As investigações apontam que as fraudes movimentaram valores bilionários e envolveram instituições financeiras, empresas de intermediação e agentes públicos. A Polícia Federal informou que cumpriu os mandados nos estados do Espírito Santo, Goiás, Maranhão, Minas Gerais, Paraíba, Paraná, Pernambuco, Piauí, Rio Grande do Norte, Rio Grande do Sul, Santa Catarina, São Paulo, Sergipe, Tocantins e no Distrito Federal.
Embora tenha concluído as prisões e apreensões nesta manhã, a Polícia Federal destacou que continua as investigações. O objetivo é identificar todos os envolvidos e recuperar os valores desviados do sistema previdenciário.
Fonte: CNN Brasil
Evento gratuito marca o encerramento das atividades de 2025 e reúne cerca de 105 crianças…
O religioso, que atuava em Umuarama, assumiu oficialmente a missão de bispo diocesano
Chamado impulsionado por vídeos divide a categoria, que teme uso político do movimento
Cidade recebe atrações culturais, espetáculo teatral e passeio do Bom Velhinho pelo comércio
O projeto atendeu mais de 6.500 alunos e garantiu a entrega dos óculos para os…
PM apreendeu facas, machadinha, socos-ingleses e máscaras após denúncia
Este site utiliza cookies
Saiba mais