Luiz Fernando Publisher do OBemdito

Mais de mil pessoas continuam desalojadas após tornado em Rio Bonito do Iguaçu

Governo do Paraná mantém forças estaduais mobilizadas neste domingo (9) para atender vítimas e reconstruir a infraestrutura da cidade

Foto: Jonathan Campos/AEN
Mais de mil pessoas continuam desalojadas após tornado em Rio Bonito do Iguaçu
Luiz Fernando - OBemdito
Publicado em 9 de novembro de 2025 às 09h38 - Modificado em 9 de novembro de 2025 às 15h20

Mais de mil pessoas continuam desalojadas em Rio Bonito do Iguaçu após o tornado que atingiu o município na sexta-feira (7). Os números ainda estão sendo atualizados pela Defesa Civil, Corpo de Bombeiros e autoridades municipais, que seguem atuando em diferentes frentes de resposta e assistência à população afetada.

O secretário da Segurança Pública, Hudson Leôncio Teixeira, o coordenador da Defesa Civil do Paraná, coronel Fernando Schunig, e o subcomandante-geral do Corpo de Bombeiros, coronel Jonas Emmanuel Benghi Pinto, permanecem na cidade neste domingo (9) para coordenar as ações do Governo do Paraná.

Equipes do Corpo de Bombeiros e da Defesa Civil continuam mobilizadas com sobrevoos e atendimento direto aos moradores para levantamento de necessidades. Mais de 50 bombeiros estão em operação, com o apoio de 23 viaturas para transporte de equipes e materiais.

De acordo com a Secretaria de Saúde, até o fim do sábado (8) foram realizados 784 atendimentos em toda a rede hospitalar da região atingida. Os registros incluem 133 na UBS Dr. Felipe de Sio, 137 no Hospital São Lucas, 448 no Instituto São José, 18 na Faculdade Campo Real e 48 pelo Samu. Estruturas de pronto atendimento também funcionam em Laranjeiras, Cantagalo e Saudade do Iguaçu, com o suporte de mais de 30 ambulâncias.

A Copel informou que, até a manhã deste domingo, 49% da rede elétrica de distribuição já havia sido restabelecida em Rio Bonito do Iguaçu. A energia foi religada em estruturas prioritárias, como o Centro de Comando da Defesa Civil, o posto de saúde e o Centro do Idoso, ainda na tarde de sábado.

Os trabalhos de reconstrução da rede elétrica seguem em ritmo intenso, com a atuação de mais de 200 eletricistas, técnicos e projetistas da companhia, que permanecem na cidade para garantir o restabelecimento completo do fornecimento de energia.

Leia também: Estado propõe auxílio de R$ 50 mil para cada família atingida por tornado

Participe do nosso grupo no WhatsApp e receba as notícias do OBemdito em primeira mão.