Fotos: Assessoria PMU
Plásticos, metais, vidro e papelão, entre outros materiais recicláveis, não devem ir para o lixo comum, mas sim para a coleta seletiva. A Secretaria Municipal do Meio Ambiente reforça a recomendação por questões ambientais e, também, pelo fato de um grande volume desses resíduos ser descartado com o lixo doméstico (orgânico), indo parar no aterro sanitário municipal.
A orientação é do secretário do Meio Ambiente do município, Cláudio Marconi. O material reciclável deve ser separado e limpo, armazenado durante a semana e descartado de manhã bem cedo no dia da coleta seletiva, no respectivo bairro. As pessoas podem consultar o calendário no fim da reportagem.
“Além de ajudar a cuidar do ambiente, evitando a poluição e o comprometimento do aterro, separar os recicláveis e dar a destinação correta ajuda a gerar renda para os profissionais da reciclagem que trabalham na Cooperuma, cooperativa que reúne dezenas de pessoas que tiram o sustento desse trabalho”, reforçou o secretário.
Por isso, é importante que a população fique atenta aos cuidados com os recicláveis, faça a separação e descarte o material de manhãzinha, no dia da coleta, que é feita semanalmente.
Separe jornais, revistas, caixas de papelão (sem gordura), embalagens longa vida, embalagens plásticas, potes, baldes, sacolas e canos. Garrafas de vidro, potes, copos e jarras devem ser bem embalados para não quebrarem nem ferirem os coletores.
Latas, tampas, embalagens de aerossol, panelas e eletrônicos – como celulares, computadores, televisores e eletrodomésticos – também podem ser colocados na coleta seletiva, bem como óleo de cozinha usado (armazenado em garrafa PET).
É recomendado retirar o excesso de material das embalagens, para não prejudicar a reciclagem. Se uma embalagem de iogurte tiver sobras, por exemplo, descarte-as no lixo orgânico e coloque apenas o pote no reciclável.
Além do lixo orgânico, não podem ir para a coleta seletiva papel higiênico usado, fraldas, absorventes, cotonetes e outros resíduos de banheiro e limpeza; pilhas, baterias, esponjas de aço, agulhas, embalagens de tintas ou produtos químicos, vidro temperado e espelhos. Confira o projeto Papa Pilha aqui.
Confira o calendário da coleta seletiva aqui ou nas imagens abaixo:
(Informações: Assessoria PMU)
Viajar de cidades grandes para Umuarama ou sair daqui para outros lugares era angustiante...
Faleceu na manhã deste domingo (18) Fabiane Lauxen Podolak, de 36 anos, engenheira de Cascavel…
Vídeos que mostram grandes peixes e paisagens submersas pouco conhecidas do Rio Paraná têm chamado…
Umuarama enfrenta um domingo (18) de tempo instável, com céu fechado nesta tarde e expectativa…
A madrugada deste domingo (18) interrompeu de forma abrupta a rotina de trabalho de Pedro…
O amor de fã não parece conhecer limites e nem de idade. Aos 84 anos,…
Este site utiliza cookies
Saiba mais