Imagens mostram o antes e o depois do tornado que devastou Rio Bonito
Fenômeno destruiu cerca de 80% do município na região centro-sul do Paraná; ventos podem ter ultrapassado 250 km/h, segundo o Simepar
O tornado que passou por Rio Bonito do Iguaçu devastou cerca de 80% da cidade, localizada na região centro-sul do Paraná, na tarde desta sexta-feira (8). O município, com quase 14 mil habitantes, ficou praticamente destruído. Números oficiais apontam 4 mortos, 2 desaparecidos e 432 atendimentos pelas equipes de socorro.
Imagens registradas por moradores mostram casas e comércios destruídos, árvores arrancadas e veículos arrastados pela força dos ventos. Equipes de resgate classificaram o cenário como um “campo de guerra”.

De acordo com o Simepar, o fenômeno foi classificado preliminarmente como F2 na escala Fujita, com ventos entre 180 km/h e 250 km/h. No entanto, há indícios de que, em alguns pontos, o tornado possa ter atingido velocidades superiores a 250 km/h, o que elevaria a classificação para F3.
O Corpo de Bombeiros enviou equipes do Grupo de Operações de Socorro Tático (Gost), com apoio de cães farejadores, para auxiliar nas buscas. Aeronaves das Forças de Segurança do Paraná também atuam na localização de possíveis vítimas sob os escombros.

O Governo do Estado mobilizou equipes de salvamento para atender Rio Bonito do Iguaçu e municípios vizinhos, como Laranjeiras do Sul, Cantagalo, Porto Barreiro e Candói. Hospitais da região estão sobrecarregados, e a Secretaria de Saúde disponibilizou leitos em outras cidades para receber feridos, caso necessário.
(Com informações Banda B)





