Umuarama

Umuarama recebe selo do programa Prefeito Amigo da Criança pela Fundação Abrinq

Compromissada com a proteção integral, o desenvolvimento e a promoção dos direitos de crianças e adolescentes, a administração municipal aderiu ao Programa Prefeito Amigo da Criança (PPAC) 2025/2028, da Fundação Abrinq, e conquistou o direito de utilizar o selo oficial em documentos e materiais institucionais da Prefeitura.

Essa adesão coloca a infância e a juventude no centro das políticas sociais e das prioridades do governo municipal. O programa estimula os municípios a desenvolverem gestões participativas e intersetoriais, articulando as áreas de educação, saúde, assistência social, cultura, esporte e cidadania em torno da infância.

O objetivo é assegurar direitos fundamentais previstos no Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA) e na Constituição Federal. Umuarama já se destacou por seu protagonismo na área. Em gestões anteriores do prefeito Fernando Scanavaca (1997 a 2004), a cidade foi reconhecida com o prêmio Prefeito Amigo da Criança.

O selo é conferido às administrações que se destacaram na criação e fortalecimento de políticas voltadas à infância e adolescência. “Esse reconhecimento atesta o empenho da gestão pública e a capacidade de mobilização social e institucional pelo bem-estar das novas gerações”, destaca a secretária municipal de Educação, Letícia Labiak Pereira.

Na edição 2025/2028 do programa, o município assume o compromisso de elaborar e implementar o Plano Municipal de Infância e Adolescência (PMIA) – instrumento que norteará ações, metas e indicadores voltados à melhoria das condições de vida das crianças e adolescentes locais.

Esse plano será construído de forma participativa e democrática, envolvendo conselhos municipais, escolas, unidades de saúde, lideranças comunitárias e demais atores sociais, garantindo que a política pública seja coletiva, sustentável e voltada à realidade do município.

A elaboração do PMIA traduz a compreensão de que investir na infância é investir no futuro da cidade, disse o prefeito. “Com esse plano reafirmamos nossa responsabilidade em garantir que cada criança e adolescente tenha acesso à educação de qualidade, proteção contra a violência e participação ativa na vida comunitária”, afirmou Scanavaca.

Ação conjunta

Diversas secretarias estarão envolvidas ao longo do processo, em especial a Assistência Social, Educação, Esporte e Lazer, Cultura, Saúde e Fazenda. “Com o selo ‘Prefeito Amigo da Criança 2025/2028’, Umuarama reafirma o compromisso com a justiça social, fortalecendo a infância como alicerce de uma sociedade mais justa, solidária e próspera”, acrescenta a secretária.

O município já instituiu o Comitê Intersetorial e aguarda as próximas etapas para a aplicação da Metodologia OCA (Orçamento Criança e Adolescente), um dos principais indicadores das ações. Durante toda a gestão, as ações realizadas pelas secretarias e documentos oficiais do município serão identificados com o selo oficial do Programa Prefeito Amigo da Criança, da Fundação Abrinq.

(Assessoria PMU)

Luiz Fernando

Luiz Fernando é estudante de Jornalismo na Universidade Estadual de Londrina e trabalha há três anos no portal OBemdito auxiliando na cobertura de notícias em Umuarama e região.

Recent Posts

Ginástica Rítmica da Unipar faz apresentação gratuita de espetáculo no dia 13

Evento gratuito marca o encerramento das atividades de 2025 e reúne cerca de 105 crianças…

5 horas ago

Solenidade oficializa Dom Frei Pedro Cesário Palma como bispo diocesano de Jardim

O religioso, que atuava em Umuarama, assumiu oficialmente a missão de bispo diocesano

6 horas ago

Apesar de apelo nacional, paralisação de caminhoneiros em Umuarama é incerta

Chamado impulsionado por vídeos divide a categoria, que teme uso político do movimento

6 horas ago

Programação de Natal movimenta Cruzeiro do Oeste com espetáculos e passeio do Papai Noel

Cidade recebe atrações culturais, espetáculo teatral e passeio do Bom Velhinho pelo comércio

6 horas ago

Ação entrega óculos gratuitamente para alunos da rede municipal de Umuarama

O projeto atendeu mais de 6.500 alunos e garantiu a entrega dos óculos para os…

6 horas ago

Medo de ataque escolar leva mãe a entregar armas em igreja no Paraná

PM apreendeu facas, machadinha, socos-ingleses e máscaras após denúncia

7 horas ago

Este site utiliza cookies

Saiba mais