Foto: Assessoria PMU
Compromissada com a proteção integral, o desenvolvimento e a promoção dos direitos de crianças e adolescentes, a administração municipal aderiu ao Programa Prefeito Amigo da Criança (PPAC) 2025/2028, da Fundação Abrinq, e conquistou o direito de utilizar o selo oficial em documentos e materiais institucionais da Prefeitura.
Essa adesão coloca a infância e a juventude no centro das políticas sociais e das prioridades do governo municipal. O programa estimula os municípios a desenvolverem gestões participativas e intersetoriais, articulando as áreas de educação, saúde, assistência social, cultura, esporte e cidadania em torno da infância.
O objetivo é assegurar direitos fundamentais previstos no Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA) e na Constituição Federal. Umuarama já se destacou por seu protagonismo na área. Em gestões anteriores do prefeito Fernando Scanavaca (1997 a 2004), a cidade foi reconhecida com o prêmio Prefeito Amigo da Criança.
O selo é conferido às administrações que se destacaram na criação e fortalecimento de políticas voltadas à infância e adolescência. “Esse reconhecimento atesta o empenho da gestão pública e a capacidade de mobilização social e institucional pelo bem-estar das novas gerações”, destaca a secretária municipal de Educação, Letícia Labiak Pereira.
Na edição 2025/2028 do programa, o município assume o compromisso de elaborar e implementar o Plano Municipal de Infância e Adolescência (PMIA) – instrumento que norteará ações, metas e indicadores voltados à melhoria das condições de vida das crianças e adolescentes locais.
Esse plano será construído de forma participativa e democrática, envolvendo conselhos municipais, escolas, unidades de saúde, lideranças comunitárias e demais atores sociais, garantindo que a política pública seja coletiva, sustentável e voltada à realidade do município.
A elaboração do PMIA traduz a compreensão de que investir na infância é investir no futuro da cidade, disse o prefeito. “Com esse plano reafirmamos nossa responsabilidade em garantir que cada criança e adolescente tenha acesso à educação de qualidade, proteção contra a violência e participação ativa na vida comunitária”, afirmou Scanavaca.
Diversas secretarias estarão envolvidas ao longo do processo, em especial a Assistência Social, Educação, Esporte e Lazer, Cultura, Saúde e Fazenda. “Com o selo ‘Prefeito Amigo da Criança 2025/2028’, Umuarama reafirma o compromisso com a justiça social, fortalecendo a infância como alicerce de uma sociedade mais justa, solidária e próspera”, acrescenta a secretária.
O município já instituiu o Comitê Intersetorial e aguarda as próximas etapas para a aplicação da Metodologia OCA (Orçamento Criança e Adolescente), um dos principais indicadores das ações. Durante toda a gestão, as ações realizadas pelas secretarias e documentos oficiais do município serão identificados com o selo oficial do Programa Prefeito Amigo da Criança, da Fundação Abrinq.
(Assessoria PMU)
A madrugada deste domingo (18) interrompeu de forma abrupta a rotina de trabalho de Pedro…
O amor de fã não parece conhecer limites e nem de idade. Aos 84 anos,…
Feirantes apostam na onda dos alimentos higienizados e picados, que conquista cada vez mais adeptos
A equipe que opera o helicóptero Arcanjo 01, em atuação no Verão Maior Paraná, utilizou…
Um homem de 21 anos morreu após ser atropelado na madrugada deste domingo (18) na…
Um homem de 37 anos ficou gravemente ferido após ser atacado com um facão na…
Este site utiliza cookies
Saiba mais