Umuarama

Umuarama enfrenta desafios para reduzir a fila de atendimentos especializados na saúde

O município de Umuarama vem enfrentando um grande desafio para reduzir a fila por médicos especialistas na saúde pública. Apesar dos esforços da administração e da disponibilidade de recursos para contratação, a escassez de profissionais em algumas áreas médicas tem se tornado um dos principais obstáculos.

De acordo com o prefeito Fernando Scanavaca, o problema não é exclusivo de Umuarama. “Algumas especialidades simplesmente não têm profissionais disponíveis. É uma dificuldade que atinge vários municípios. Temos o recurso para contratar, mas muitas vezes não aparece quem se habilite. É uma procura constante e que não para”, destacou.

Outro fator que agrava o cenário é a falta de comparecimento dos próprios pacientes às consultas agendadas. Segundo o prefeito, entre 20% e 30% das consultas marcadas acabam não sendo utilizadas. 

“O município paga por essas consultas, mesmo quando o paciente não aparece. O médico ficou à disposição e recebe por isso. Além do prejuízo financeiro, outras pessoas acabam perdendo a oportunidade de serem atendidas”, explicou.

Scanavaca também ressaltou que a dificuldade não se limita ao sistema público. “Mesmo quem tem plano de saúde enfrenta demora para conseguir algumas especialidades médicas. Isso mostra que há um problema de oferta de profissionais em diversas áreas da medicina, não apenas no SUS”, observou.

OBemdito comprovou a situação. Tentou marcar uma consulta com endocrinologista e a informação no consultório médico é de que só há vaga para maio do próximo ano. 

A Secretaria Municipal de Saúde tem buscado alternativas para minimizar os impactos, entre elas a ampliação de contratos com clínicas credenciadas, ações de conscientização para reduzir as faltas e a busca ativa de profissionais em outras regiões.

“Nosso compromisso é continuar trabalhando, com seriedade e transparência. Tem muita desinformação chegando às pessoas. O que mais queremos é garantir o atendimento que a população merece”, afirmou o prefeito.

Leonardo Revesso

Graduado em Direito pela Unipar, mestre em Comunicação e Semiótica pela PUC-SP e especializando em Neurociência do Consumo pela ESPM. Tutor da Olívia, da Ludi e da Mila. Está no jornalismo há 27 anos (iniciou aos 15). No OBemdito escreve sobre política e consumo.

Recent Posts

As dramáticas viagens de ‘jardineira’ de antigamente davam medo!

Viajar de cidades grandes para Umuarama ou sair daqui para outros lugares era angustiante...

5 horas ago

Mãe convive apenas sete dias com a filha recém-nascida e morre de câncer

Faleceu na manhã deste domingo (18) Fabiane Lauxen Podolak, de 36 anos, engenheira de Cascavel…

6 horas ago

Umuaramense revela santuário subaquático com peixes gigantes no Rio Paraná; vídeo

Vídeos que mostram grandes peixes e paisagens submersas pouco conhecidas do Rio Paraná têm chamado…

7 horas ago

Simepar prevê tempestades em Umuarama ainda neste domingo; confira previsão

Umuarama enfrenta um domingo (18) de tempo instável, com céu fechado nesta tarde e expectativa…

8 horas ago

Dor e comoção marcam a morte de jovem atropelado em Umuarama

A madrugada deste domingo (18) interrompeu de forma abrupta a rotina de trabalho de Pedro…

10 horas ago

Aos 84 anos, fã passa 15 horas em pé para ver Eduardo Costa no Verão Maior; vídeo dançante

O amor de fã não parece conhecer limites e nem de idade. Aos 84 anos,…

11 horas ago

Este site utiliza cookies

Saiba mais